Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil
Os candidatos inscritos no
Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2026 têm até esta segunda-feira (22) para
efetuar o pagamento da taxa de inscrição. O valor é de R$ 85 e deve ser quitado
apenas pelos participantes que não obtiveram isenção.
Embora o período de inscrições tenha sido encerrado no último dia 12 de junho, o Ministério da Educação (MEC) e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) ampliaram o prazo para o pagamento da Guia de Recolhimento da União (GRU).
Após concluir a inscrição
na Página do
Participante, o sistema disponibiliza automaticamente a guia de
pagamento. A taxa pode ser quitada por boleto bancário, Pix, cartão de crédito,
débito em conta corrente ou poupança, conforme as opções oferecidas pela
instituição financeira do candidato.
De acordo com o edital do
exame, o pagamento pode ser realizado em bancos, casas lotéricas ou por meio de
aplicativos bancários. No caso do Pix, a transação deve ser feita utilizando o
QR Code disponível na GRU emitida na Página do Participante.
Depois da confirmação do
pagamento, o Inep orienta os candidatos a acompanharem o status da inscrição
diretamente no sistema oficial, garantindo que o procedimento foi processado
corretamente.
Confira o cronograma do Enem
2026:
Inscrições: 25 de maio a
12 de junho;
Pagamento da taxa: até 22 de
junho;
Solicitação de atendimento por
nome social: 25 de maio a 12 de junho;
Solicitação de atendimento
especializado: 25 de maio a 12 de junho;
Resultado do atendimento
especializado: 26 de junho;
Período para recursos: de
29 de junho a 3 de julho;
Resultado dos
recursos: 10 de julho;
Aplicação das provas: 8 e 15
de novembro.
O Enem é atualmente o
principal mecanismo de acesso ao ensino superior no Brasil. As notas podem ser
utilizadas nos processos seletivos do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), do
Programa Universidade para Todos (Prouni) e do Fundo de Financiamento Estudantil
(Fies). Além disso, os resultados também são aceitos por instituições de ensino
superior de Portugal que mantêm convênio com o Inep.
Tribuna do Norte

Nenhum comentário:
Postar um comentário