Iniciando com a eleição da nova Mesa Diretora presidida pelo prefeito de Assú, Lula Soares, tendo como vice presidente Miguel Pinheiro Neto (Angicos), secretário Hudson Kênio (Serra do Mel) e tesoureiro João Eudes (Itajá).
O primeiro ano da gestão foi marcado pela reorganização administrativa e pela retomada de importantes serviços para fortalecer os municípios associados. Uma das principais conquistas foi a consolidação do Consórcio de Saúde CIS do Vale, que viabilizou a ativação da Maternidade Parteira Maria Maringá, no Hospital Regional, ampliando o acesso da população e reduzindo deslocamentos para Mossoró.
Com a estruturação das escalas médicas, previstas para operar 24 horas por dia até o fim de dezembro, o atendimento às gestantes da região terá maior resolutividade, desafogando a maternidade Almeida Castro.
Outra vitória expressiva foi a aprovação da Barreira Ortopédica da Região, serviço previsto para iniciar em janeiro de 2026. A estrutura permitirá atendimentos de baixa e média complexidade, como imobilizações e estabilizações, evitando transferências e gerando significativa economia aos municípios.
Na área de infraestrutura hídrica, a Associação retomou o serviço de perfuração de poços, registrando 55 poços perfurados e 2.710 metros até novembro. Apesar do período eleitoral ter reduzido momentaneamente o ritmo, o rodízio será mantido em 2026, levando mais segurança hídrica ao homem do campo.
O ano de 2025 também foi marcado por forte atuação em qualificação e fortalecimento da gestão pública. A AMCEVALE realizou a Academia dos Municípios, capacitando novos gestores, e sediou importantes encontros regionais com o TCE, SEAD/Governo do RN, FEMURN e encerrando com a Caravana Federativa, que interiorizou serviços federais e estaduais para facilitar o atendimento aos municípios.
Para Lula Soares, o ano de 2025 marcou uma nova fase para a AMCEVALE (Associação dos Municípios da Região Central e Vale do Açu). Com protagonismo renovado, a AMCEVALE conclui 2025 reforçando seu compromisso com a descentralização, interiorização dos serviços públicos e melhoria da qualidade de vida da população, preparando-se para ampliar seus resultados em 2026.
Lula encerrou a entrevista com uma Mensagem Natalina, desejando a todos um Natal e um Ano Novo de paz, saúde, sabedoria, esperanças e resiliência, também propôs aos prefeitos dos 18 municípios membros muita união, dedicação e compromisso em 2026, disse Dr. Lusa Soares.

Nenhum comentário:
Postar um comentário