Presente no lançamento do
projeto, o senador Rogério Marinho relembrou iniciativas de sua autoria
voltadas para o empreendedorismo, como o Pró-Sertão, programa de interiorização
da indústria, e o Metrópole Digital, dedicado a qualificação de estudantes na
área de tecnologia da informação.
Sobre o Rotas Potiguares,
Rogério revelou que este não será um trabalho de apenas um ano, e o apoio
parlamentar se repetirá nas próximas etapas da iniciativa. “Nosso objetivo é
contribuir com os municípios para transformar a realidade econômica das nossas
cidades, oferecendo qualificação neste setor fundamental para nosso Estado,
gerando emprego e renda”, disse o senador.
Presidente da Fecomércio-RN, o
empresário Marcelo Queiroz ressaltou a importância da iniciativa, que ficará
sob o comando do Senac-RN. “Em parceria com os municípios, podemos contribuir
de forma decisiva: no ano passado, realizamos mais de 33 mil matrículas em
cursos pelo Senac e, apenas na área de turismo, foram mais de 3,5 mil
matrículas. Temos estrutura e expertise para preparar os municípios a receber
não só turistas locais, mas também visitantes nacionais e internacionais,
trazendo desenvolvimento econômico”, disse Marcelo.
O presidente da Federação dos
Municípios do RN, Babá Pereira, destacou o papel do turismo como vetor de
desenvolvimento econômico. “A interiorização do turismo garantirá que cada
município seja incluído nesse processo, valorizando suas potencialidades. A
Femurn assume o compromisso de ser parceira ativa desse projeto”, afirma.
O Rotas Potiguares tem como
objetivo fortalecer a cadeia produtiva do turismo no interior do estado, por
meio de ações de consultoria, qualificação profissional, pesquisa e mapeamento
turístico. A proposta busca impulsionar o crescimento econômico inclusivo e
sustentável, aliando o desenvolvimento do setor ao fomento da cultura local.
Nesta primeira etapa, o
programa prevê a capacitação de 780 pessoas em cursos de Turismo Local e
Excelência no Atendimento ao Turista e de outras 100 em Marketing Digital.
Serão mais de 35 mil horas de qualificação em 44 turmas, além de 9,6 mil horas
de consultoria voltadas à estruturação do setor.
O programa também contemplará
pesquisas sobre a percepção do turismo em cada região, diagnóstico da situação
atual e a construção de um mapa com potenciais turísticos. A iniciativa inclui
ainda o desenvolvimento de marcas, a estruturação de canais de comunicação nas
redes sociais, produção de imagens e planejamento mensal de conteúdo. A
previsão é que o trabalho seja concluído em 14 meses.
Tribuna do Norte

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