terça-feira, 8 de julho de 2025

Servidores do Detran paralisam atividades nesta terça-feira; serviços são afetados

Os servidores do Departamento Estadual de Trânsito do Rio Grande do Norte (Detran-RN) paralisaram as atividades por 24 horas nesta terça-feira (8). A decisão foi tomada em assembleia realizada na última quinta-feira (3), coordenada pelo Sindicato dos Servidores Públicos da Administração Indireta do RN (SINAI-RN), em cobrança a reivindicações apresentadas ao Governo do Estado, como reajuste salarial e gestão do órgão. Outra paralisação está marcada para a próxima terça (15).

Durante a paralisação de hoje, o Detran informou que o serviço de vistoria veicular se encontra com os atendimentos reduzidos nas unidades de Natal e interior. O órgão informou que quem precisar realizar o serviço pode procurar empresas credenciadas.

Em nota, o Detran afirmou que as suas unidades seguem com atendimento presencial funcionando normalmente nos seguintes serviços: Habilitação de condutores (como renovação de CNH, testes teóricos e práticos), Clínicas Médicas e Psicológicas, Apreensão/Liberação de Veículos, setor de Leilão e na Auditoria de processos com vistoria apta. Mesmo assim, o órgão informou que os cidadãos que tiverem dificuldade no atendimento presencial nesta terça, devido ao movimento paredista, podem comparecer a uma unidade ao longo desta semana apresentando o comprovante de agendamento.

Paralisações

A pauta de reivindicações da categoria, que motivou as paralisações desta terça e para o dia 15, inclui a autonomia administrativa e financeira do Detran, fim das terceirizações, implantação do Programa de Incentivo à Qualificação (PIQ), reajuste do auxílio-alimentação, cumprimento de pisos salariais profissionais, atualização do Plano de Cargos, Carreiras e Remuneração (PCCR), com reenquadramento e reconhecimento de atribuições.

Durante os dois dias de paralisação, estão previstos atos públicos e piquetes. Nesta terça, as mobilizações acontecerão nas sedes do Detran em Natal e em municípios do interior. Já no dia 15, o ato será concentrado no Centro Administrativo, em frente à Governadoria, com objetivo de pressionar o Executivo estadual.

Na nota, a Direção-Geral do Detran afirmou que a pauta de reivindicações permanece em diálogo entre o Governo do Estado e o Sindicato, para dirimir as principais exigências da categoria e oferecer o melhor serviço à população.

Leia a nota do Detran na íntegra:

“O Departamento Estadual de Trânsito do Rio Grande do Norte (Detran/RN) vem a público com as orientações sobre a paralisação dos servidores do órgão nesta terça-feira (08). Os cidadãos que tiverem dificuldade no atendimento presencial devido ao movimento, podem comparecer a uma unidade do Detran ao longo desta semana apresentando o comprovante de agendamento.

As unidades do Detran/RN seguem com atendimento presencial funcionando normalmente nos seguintes serviços: Habilitação de condutores (como renovação de CNH, testes teóricos e práticos), Clínicas Médicas e Psicológicas, Apreensão/Liberação de Veículos, setor de Leilão e na Auditoria de processos com vistoria apta.

A Vistoria Veicular se encontra com os atendimentos reduzidos nas unidades de Natal e interior. Quem precisar realizar o serviço, pode procurar as empresas credenciadas pelo Detran.

No Portal de Serviços do Detran/RN (portal.detran.rn.gov.br), é possível realizar alguns procedimentos de forma online, como é o caso da consulta de veículos, emissão de boletos, a apresentação de defesa e recursos de multas e o Agendamento para os serviços presenciais.

A Direção-Geral do Detran/RN reitera que a pauta de reivindicações permanece em diálogo entre o Governo do Estado e o Sindicato, para dirimir as principais exigências da categoria e oferecer o melhor serviço à população.“

Tribuna do Norte

Nenhum comentário:

Postar um comentário