terça-feira, 15 de julho de 2025

Metrópole Digital abre seleção para cursos gratuitos

O Instituto Metrópole Digital (IMD), vinculado à UFRN, está com inscrições abertas para o Programa de Estudos Secundários (PES), que oferece formação gratuita e especializada em áreas ligadas à tecnologia da informação. Ao todo, estão sendo ofertadas 55 vagas distribuídas entre seis cursos, com destaque para a formação em Inteligência Artificial (IA). A seleção é destinada a pessoas que não possuem matrícula ativa em cursos de graduação da UFRN e as inscrições seguem abertas até o dia 20 de julho, por meio do Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA) da instituição.

Voltado para candidatos que já concluíram o ensino superior, estejam atualmente matriculados ou tenham iniciado um curso de graduação em qualquer instituição, o PES busca atrair profissionais interessados em ampliar sua qualificação em áreas estratégicas da tecnologia. Os interessados devem acessar a seção “processos seletivos – formação complementar” no SIGAA e anexar, em formato PDF, os seguintes documentos: cópia do diploma ou certificado de conclusão, histórico acadêmico da graduação, documento de identificação com foto e CPF. O valor da taxa de inscrição é de R$ 70.

As formações disponíveis abrangem as áreas de Bioinformática, Ciência de Dados, Inovação e Empreendedorismo, Internet das Coisas, Jogos Digitais e Inteligência Artificial. Cada um dos cursos conta com cinco vagas, exceto IA, que oferece 30. Uma vez efetivada a escolha da formação no ato da inscrição, não será possível realizar alterações durante o período letivo. As aulas serão presenciais, com horários definidos a cada semestre.

O Programa de Estudos Secundários é regulamentado pela Câmara de Ensino Superior do Conselho Nacional de Educação como curso sequencial de formação específica, com carga horária entre 300 e 360 horas. De acordo com Daniel Sabino, coordenador do PES, os cursos ofertados se destacam por suprir lacunas das formações tradicionais, desenvolvendo competências alinhadas com o mercado de trabalho, ampliar a empregabilidade e as possibilidades acadêmicas, além de fomentar o empreendedorismo.

“Os estudantes do PES cursam as disciplinas em conjunto com os estudantes das graduações regulares, o que inclui: corpo docente qualificado, ambiente de ensino adequado, acompanhamento acadêmico institucional”, conta.

A seleção será feita por meio de uma Prova de Conhecimentos Específicos, de caráter objetivo, com conteúdo voltado para temas teóricos e práticos da área de Tecnologia da Informação. A avaliação também abordará competências consideradas fundamentais para o desempenho acadêmico no programa. O resultado final está previsto para ser divulgado no dia 7 de agosto. Informações sobre o edital, a estrutura dos cursos e o cronograma completo do processo seletivo podem ser consultadas diretamente no SIGAA.

Tribuna do Norte

Nenhum comentário:

Postar um comentário