A loja de chocolates em que
Bruna Carolyne trabalha espera um incremento nas vendas de 50%. Para isso,
segundo a vendedora, a aposta é nos kits personalizados. “Estamos com uma
grande expectativa para o movimento entre a quinta-feira (8) e o sábado (10),
porque o brasileiro deixa tudo para a última hora. Mas estamos bastante
animados”, falou Carolyne. Os kits pensados especialmente para o dia são os
mais procurados, segundo ela. “O conjunto é composto por ursinhos de pelúcia,
barras de chocolate e caixinhas temáticas”, conta.
Quem também aposta na personalização é a rede de perfumes que Karoline Cristina
trabalha. Por lá, a projeção é de um aumento nas vendas de 60% no Dia das Mães.
“A procura já está a mil, desde a última sexta-feira. Estamos com um kit
personalizado para presente, composto por body splash, perfume e desodorante. E
aqui nós ajudamos o cliente que fica em dúvida na hora de escolher a
fragrância”, relata Karoline. Nadeje Pereira, vendedora em uma loja de bolsas e
calçados, diz que a meta é que as vendas fiquem, pelo menos, no patamar de
2024.
“Estamos esperando os clientes para as compras, porque as mães merecem muito.
Existe uma procura muito grande por sandálias e sapatos, que são produtos mais
em conta. Então, estamos com alguns desses itens em promoção, pensando no
público que quer presentear”, afirma Pereira. Já na loja em que Camila Ferreira
atua, as expectativas são altas. “A gente nem definiu uma meta, mas espero que
a alta chegue a 90%. Tem uma procura muito intensa por sutiãs, camisolas e
calcinhas, por causa das promoções”, disse Ferreira, que trabalha em um
estabelecimento que vende roupas e peças íntimas.
Para os consumidores ouvidos pela reportagem, a segunda-feira ainda era o
momento de pesquisar. O casal Andreza Maria, de 32 anos, e Valtércio Silva, de
33, sequer havia decidido o que comprar. “Estou pesquisando, mas acho que darei
um mimo, um kit de perfume ou algo do tipo. Ano passado, dei uma máquina de
lavar, então, pretendo comprar algo mais barato agora. Até sexta-feira devo
comprar esse presente”, falou Andreza.
O marido dela tem uma missão mais ampla: escolher o presente da esposa (o casal
tem dois filhos), o da mãe e, antes disso, do irmão, que faz aniversário esta
semana. “É muita gente para presentear. Se sobrar algum dinheiro, pretendo
gastar uns R$ 300 nesses presentes de Dia das Mães”, brincou. A farmacêutica
Lívia Melo, de 24 anos, também não havia escolhido o que comprar.
“Provavelmente será um calçado, mas ainda não decidi. Acho que vou gastar em
torno de R$ 150, que é o valor que estou podendo pagar”, afirmou.
José Lucena, presidente da CDL Natal, mencionou que a expectativa é de um
crescimento acima do índice de alta registrada na Páscoa, de 6% no comércio da
cidade. “Até porque, geralmente os filhos investem mais na hora de presentar as
mães. Estamos com um tíquete médio de presente variando de R$ 30 a R$ 300.
Observamos um aumento no gasto médio por consumidor, o que mostra maior
disposição em investir em presentes mais elaborados. Os produtos mais
procurados continuam sendo perfumes, roupas e itens de uso pessoal. Além disso,
os shoppings devem ser os locais preferidos para as compras, com mais de 50% da
preferência do público. Essa é uma excelente oportunidade para o varejo local”,
frisa Lucena.
Em todo o País, de acordo com uma pesquisa realizada pela Confederação Nacional
de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC
Brasil), em parceria com a Offerwise Pesquisas, o comércio deve receber cerca
de 126,9 milhões de consumidores que pretendem comprar algum presente nos
próximos dias. Segundo o levantamento, 78% dos consumidores devem realizar pelo
menos a compra de um presente no período. A data deve movimentar cerca de R$
37,75 bilhões nos segmentos de comércio e serviços. Apesar da grande
movimentação, a pesquisa mostra uma queda nominal de R$ 2,46 bilhões em relação
ao ano passado.
As principais presenteadas serão as mães (77%), a sogra (18%) e a esposa (17%).
A pesquisa aponta que os consumidores pretendem gastar em média R$ 298 com as
compras, sendo maior o valor entre os homens (R$ 334) e entre as classes A/B
(R$ 351). De acordo com a pesquisa, 15% devem gastar de R$ 101 a R$ 200 e 11%
até R$ 100. Os produtos campeões de venda devem ser os perfumes (47%), roupas,
calçados ou acessórios (41%), cosméticos (26%), chocolates (23%) e flores
(19%). Em média, serão comprados dois presentes por consumidor.
Tribuna do Norte

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