Inovação é vital para as
empresas. Na corrida pela conquista do cliente, vence aquela empresa que presta
o melhor serviço ou oferece o melhor produto. Levando em consideração esse
cenário, onde cada vez mais o publico tem acesso à informação e exige agilidade
dos vendedores e atendentes, as empresas precisam se adaptar às novas demandas
por meio de estratégias inovadoras. Especialistas ouvidos pela reportagem são
unânimes em afirmar que a inovação é a chave para se destacar em um ambiente
empresarial competitivo. Os resultados do Top Natal 2023 também apontam nessa
direção, as empresas que conseguiram inovar em seus processos conseguiram
permanecer na memória dos consumidores.
O Top premia o trabalho continuado das empresas e a capacidade dos negócios se
reinventarem, pontua Paulo de Tarso, diretor da Consult Pesquisa. A premiação
acaba servindo também como termômetro de inovação das empresas. “É sempre um
desafio porque para aquelas empresas que foram as tops, o desafio é se manter
no topo e para isso é preciso inovar. Por outro lado, a empresa que não foi tão
citada pode repensar estratégias e inovar para que no próximo ano ela possa
estar entre as mais citadas. É uma característica marcante do top que pudemos
observar ao longo de todos esses anos de parceria”, indica.
O presidente da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do
RN (Fecomércio-RN), Marcelo Queiroz, diz que as empresas que estiverem mais
atentas à adoção de ferramentas inovadoras estão mais aptas a se manterem
competitivas no mercado. Ele destaca ainda que a implementação de tecnologias
de inteligência artificial é um elemento crucial nesse processo. “A inovação,
especialmente a adoção de tecnologias como a Inteligência Artificial (IA),
desempenha um papel fundamental na atração ao consumidor”, comenta.
Ainda segundo Queiroz, a adoção da IA pode oferecer a capacidade de automatizar
tarefas repetitivas e, consequentemente, liberar recursos para desafios mais
complexos, principalmente para os pequenos negócios. “A implementação de
chatbots e assistentes virtuais também permite que as empresas, especialmente
as de micro e pequeno porte, forneçam uma experiência completa aos clientes,
incluindo suporte 24 horas. A IA se tornou uma ferramenta valiosa para tornar
esses negócios mais competitivos, atendendo às necessidades do mercado e
oferecendo soluções eficazes de atendimento ao cliente”, complementa.
A professora e diretora adjunta do Instituto Metrópole Digital (IMD), Iris
Pimenta, ressalta que introduzir ou otimizar processos inovadores no ambiente
corporativo é obrigatório para os negócios que visam crescer e evoluir. “Pode
ser novas ideias, novos produtos, serviços, são processos para o mercado e isso
vai garantir que a empresa promova vantagem competitiva. Ela vai estar agregando
valor para os clientes e melhorar a imagem dela no mercado, aumentando
eficiência e gerando crescimento”, comenta.
E os desafios para seguir esse
caminho de inovação podem ser divididos em três pilares principais, explica
Pimenta. “Processos, pessoas e tecnologia. Muitas vezes as empresas têm
necessidade de se manter atuais no mercado, atender as novas demandas que estão
surgindo, mas têm muita dificuldade de reorganizar seus processos, de entender
como ela pode se tornar mais eficiente, como isso pode trazer valor para o
negócio. A empresa tem dificuldade no processo interno de gerenciar pessoas,
gerenciar times, atrair e reter talentos. Desafio que acaba dificultando esse
processo de inovar”, diz.
Iris Pimenta, que também é especialista em gestão de tecnologia da informação,
complementa: “E a tecnologia. Como é que eu consigo inovar buscando essa
inovação tecnológica se ela não é muitas vezes um campo de conhecimento, de
acesso fácil para a empresa? Eu digo que os principais desafios são esses pilares
que são fundamentais para o processo de transformação, que às vezes carece de
uma dedicação, de um esforço dessas empresas para estar buscando melhorar
processos, pessoas e tecnologia”.
A premiação
O prêmio de maior relevância no cenário mercadológico e publicitário do Rio
Grande do Norte reconhecerá as 29 marcas que permanecem mais vivas na memória
dos consumidores. A iniciativa é do Sistema Tribuna de Comunicação, em parceria
com a Consult Pesquisa. O Top Natal se baseia em respostas espontâneas dos entrevistados
(método “top of mind”). O propósito por trás dessa abordagem metodológica é
avaliar o grau de retenção na memória de produtos, marcas ou serviços entre os
consumidores e potenciais consumidores.
A pesquisa realizada pela Consult envolveu 600 pessoas nas quatro zonas de
Natal. A técnica “top of mind” foi aplicada em locais predeterminados, com
formulários personalizados. A cerimônia de entrega dos prêmios está marcada
para o dia 9 de novembro, no casarão histórico do Solar Bela Vista. O Top Natal
2023 vai premiar as empresas mais lembradas de 29 segmentos: agência de viagem;
água mineral; café; clínica médica especializada; colégio particular;
concessionária de veículos nacionais (autorizadas); concessionária de veículos
importados (autorizadas); construção civil; cursinho pré-Enem; material de
construção; bar/gastrobar; farmácia de manipulação; hospital particular;
imobiliária; instituição de ensino superior particular; laboratório de análises
clínicas; laticínios; loja de material de informática; loja de departamentos;
ótica; padaria; perfumaria; pizzaria; plano de saúde privado; provedor de
internet; restaurante; shopping center; sorvete; e supermercado.
Tribuna do Norte
Nenhum comentário:
Postar um comentário