sábado, 3 de junho de 2023

Copa do Nordeste, 25 anos

Rubens Lemos Filho/rubinholemos@gmail.com

No dia 4 de junho de 1998, o América escrevia outro capítulo memorável em sua história ao conquistar a Copa do Nordeste no Estádio Machadão. Nem há mais estádio e o América de hoje não chega nem perto daquele timaço montado pelo futuro desembargador federal Eduardo Rocha. 

O América chegou à decisão enfrentando o poderoso Vitória comandado pelo sérvio Dejan Petkovic, camisa 10 que seria ídolo no Flamengo, no Vasco e por onde jogou com sua latinidade desconcertante. O América temperou os rubro-negros com uma partida épica, consagrando um dos seus melhores times.

Derrotado por 2x1 no primeiro jogo em Salvador, o América matou o Vitória e incendiou de vermelho o Machadão, ganhando por 3x1. Aos cinco minutos de jogo, Biro-Biro fez 1x0  Paulinho Kobayashi, em fase autoral, ampliou para 2x0.Flávio descontou para o Vitória. 

Aos 34 minutos do segundo tempo, Moura foi derrubado dentro da área inimiga e o volante Carioca bateu o pênalti com maestria. América 3x1 Vitória com 24.431 torcedores enlouquecidos. 

 

O América venceu com Gabriel; Gilson, Paulo Roberto(André Luiz), Lima e Rogerinho(Bruno Lima); Montanha, Carioca, Moura e Biro-Biro; Paulinho Kobayashi e Leonardo(Wanderley). Técnico Arthurzinho, ex-meia do Vasco e do Bangu. Foram nove vitórias, um empate e quatro derrotas na campanha que colocou, pela única vez, o Rio Grande do Norte como líder do Nordeste. 

Convocados do PSG 

(Jocaffi Souza)

Cinco alunos do RN e PB representam o Brasil na PSG World Cup, torneio entre as seleções de base da escola de futebol francesa, entre os dias 2 e 6 de junho, em Paris.

Jogar futebol representando a Seleção Brasileira é sonho de todo menino e menina que almeja ser um atleta profissional. Essa experiência internacional vai ser vivenciada por cinco alunos da PSG Academy Natal, que disputarão entre os dias 2 e 6 de junho a Paris Academy World Cup, competição que reúne atletas das principais escolas de futebol de base do clube francês, divididos nas categorias Sub 11, Sub 13 e Feminino, até 15 anos.

Quatro atletas são do Rio Grande do Norte – José Victor Saldanha (Sub 11), Leonardo Macena (Sub 13), Carolina Paiva e Cecília Oliveira. A quinta integrante é Isabella Gondim, que é paraibana, mas compete pela na PSG Natal. O quinteto esteve em São Paulo, para uma pré-temporada com o restante dos atletas e viajou para Paris na quinta-feira.

Currículo campeão

Destaque da equipe Sub 13 da PSG Academy Natal, o jovem Leonardo Macena, que atua como defensor pela equipe Sub 13, já tem em seu currículo o título inédito da Go Cup, torneio brasileiro que reúne os principais clubes e escolas de futebol do país. Ele acredita que pode repetir os bons jogos que o levaram à conquista em solo francês. “Estou muito feliz e grato por essa oportunidade tão especial que eu e minha família recebemos. Ganhei a chance de jogar na PSG Natal após um presente de aniversário da minha mãe. Agora, após muito esforço, treinando e jogando muito, conseguimos essa convocação”, celebra Léo.

Outro aluno que já conquistou alguns títulos pela PSG Academy Natal é o meia-atacante José Victor Saldanha, de apenas 11 anos. O atleta tem no currículo alguns troféus locais, regionais e nacionais, como a Paris Cup Brasil, realizada no final de 2022, em Salvador/BA. “É dedicação a todo tempo. Treinar muito e competir é o que eu mais gosto de fazer. É muito importante estar em campo, porque a gente vai progredindo e melhorando nosso futebol. Espero dar várias assistências, vários passes para gols e que a gente traga esse título”, disse José Victor.

Futebol solidário 

A Comissão do Esporte da Câmara dos Deputados aprovou o Projeto de Lei 993/23, que institui o Programa Futebol Solidário, para oferecer ingressos a preços populares para pessoas em situação de baixa renda. Cada beneficiário poderá comprar apenas uma entrada, em caráter individual e intransferível.

O relator, deputado Maurício do Vôlei (PL-MG), recomendou a aprovação. “Ingressos a preços populares poderão ter impactos positivos na economia, aumentando o número de pessoas que frequentam eventos esportivos e gerando mais empregos nos setores de turismo e de entretenimento”, disse o relator.

Pela proposta, os ingressos no âmbito do programa custarão, no máximo, 40% do valor integral cobrado pela entrada mais barata disponibilizada ao público em geral nas partidas realizadas em estádios, arenas e estabelecimentos similares. A oferta deverá corresponder preferencialmente a 10% do total comercializado.

Serão consideradas pessoas de baixa renda aquelas inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico). No ato da compra dos ingressos serão exigidos documento com foto e comprovante do CadÚnico.

“A disponibilização de ingressos a preços populares para jogos de futebol é uma iniciativa que busca democratizar o acesso à cultura e ao esporte, promovendo a inclusão social e a igualdade de oportunidades”, afirmou o autor da proposta, deputado Áureo Ribeiro (Solidariedade-RJ), ao defender as mudanças.

Os artigos publicados com assinatura não traduzem, necessariamente, a opinião da TRIBUNA DO NORTE, sendo de responsabilidade total do autor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário