Nos dias 24 e 25 de novembro,
a Empresa Brasil de Comunicação (EBC) promove
o Encontro da Rede Nacional de Comunicação Pública (RNCP) de TV e Rádio. Esta é
a segunda edição do evento, que ocorre em Brasília e reunirá cerca de 60
instituições, entre emissoras de televisão e rádio. O evento proporciona a
discussão de estratégias de fortalecimento da RNCP, a troca de experiências entre
as afiliadas e debates sobre conteúdo, programação e suporte em estrutura e
tecnologia.![]()
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O objetivo do encontro é
aproximar ainda mais a EBC de suas
parceiras, apresentar produtos da TV Brasil e
das Rádios Nacional e MEC,
além de estimular o envio de produções locais pelas emissoras, resultando na
ampliação do conteúdo regional que é veiculado para todo o país. A RNCP
possibilita ainda aumentar não só o sinal, mas também a audiência de seus
veículos por meio de programas federais do Ministério das Comunicações, como o
Digitaliza Brasil, e da faixa estendida em FM.
Para o presidente da EBC,
Glen Valente, o evento possibilitará a integração entre os participantes com
reflexos positivos tanto para a EBC como para as
emissoras de televisão e rádio. “A ideia é priorizar o alinhamento de
várias estratégias com as afiliadas, como a consolidação de uma programação de
qualidade, integrando conteúdos regionais ao nacional com foco em programas que
atendam às demandas do público.”
Glen Valente destaca que em
2022, com a cooperação da RNCP, a intenção é dar continuidade à expansão das
faixas estendidas em FM para transmissão das rádios e enviar o sinal da TV
Brasil a mais capitais e municípios.
Atualmente, a afiliação à RNCP
é firmada por meio de contratos e acordos de cooperação nos quais as emissoras
se comprometem a transmitir a programação da EBC e
a participarem de coberturas especiais. Em contrapartida, a EBC auxilia
as emissoras em processos de outorga de canais, disponibiliza suporte técnico,
capacitação e cessão de equipamentos.
Até o ano de 2023, a EBC tem
como objetivo chegar a cada capital brasileira com uma emissora afiliada de
rádio e TV. Atualmente, a rede está presente em todas as regiões do país com
emissoras de rádio em 16 estados e com canais de TV em 23.
Para o diretor-geral, Roni
Baksys, a aproximação e a troca de experiências com as emissoras parceiras são
estratégicas para a EBC e para a
difusão pública. “Esse momento é fundamental para a regionalização do conteúdo da EBC
e para a ampliação do alcance do nosso sinal, garantindo ainda mais audiência
para os nossos veículos e para os integrantes da Rede Nacional de Comunicação
Pública”.
Na abertura do evento, em 24
de novembro, serão apresentados os resultados dos veículos da EBC,
o balanço das ações da RNCP em 2020/2021 e as perspectivas para 2022, os novos
canais multiprogramados, audiência e oportunidades das parcerias, a grade de
programação especial de Verão da TV Brasil, a nova grade
de programação das rádios Nacional e MEC e
o plano de comunicação e estratégias digitais para a RNCP.
O segundo dia, 25 de novembro,
será voltado para debate segmentado de rádio e TV, quando as afiliadas se
reunirão com seus equivalentes de todo o país, para apresentar projetos, objetivos
e necessidades, além de debate sobre a estrutura, conteúdos e fortalecimento da
Rede Nacional de Comunicação Pública de TV e Rádio. Após o término do evento,
os participantes realizarão uma visita guiada às instalações da sede da
empresa, seguida de reuniões com os principais representantes das diretorias da EBC.
AgenciaBrasil.
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