terça-feira, 25 de novembro de 2025

Dragagem do Porto de Natal começará em janeiro e vai durar seis meses

A instalação dos dolphins na Ponte Newton Navarro está prevista para durar cerca de 12 meses e se estender até 2027 | Foto: Magnus Nascimento

As dragas necessárias para a dragagem do Porto de Natal devem chegar a Natal em janeiro de 2026, conforme o Ministério de Portos e Aeroportos. A empresa DTA, vencedora da licitação, está finalizando o projeto executivo e aguardando as licenças necessárias para dar sequência ao trabalho.

O projeto visa melhorar o calado do canal, atualmente de 10 metros, o que já limita a passagem de navios de maior porte. Com a ampliação, o Porto poderá receber embarcações com até 11 metros de calado.

O ministério ainda afirmou que o prazo previsto para entrega da profundidade é de 6 meses após o início das obras, devendo ser finalizadas no meio do ano de 2026.

O custo da obra de dragagem é estimado em R$ 54,5 milhões, com recursos garantidos pelo Ministério dos Portos e Aeroportos, e será acompanhada de perto pela Capitania dos Portos.

Durante a execução da dragagem, a Companhia Docas do Rio Grande do Norte (Codern), responsável pela administração do porto, informou que não haverá interrupções nas operações portuárias. “A gente tem as manobras de navios programadas, então, você tem como parar a draga para que o navio passe no canal”, disse o presidente da Codern Paulo Henrique Macedo.

Homem sentado em frente a computador

O conteúdo gerado por IA pode estar incorreto.Paulo Henrique Macedo projeta aumento do movimento | Foto: Arquivo TN

Segundo a companhia, a dragagem será fundamental para a modernização da infraestrutura portuária do estado, permitindo o escoamento de cargas mais pesadas e ampliando a competitividade do Porto de Natal no cenário internacional.

“Não só aumentar rotas internacionais, como você passa a dar segurança à operação portuária, você amplia a janela de saída de navios, aí realmente você vai poder passar pela ponte 24 horas”, avaliou. “A gente vai escoar muito mais carga com essa operação que a gente está agora de frutas do que quando a gente tinha o contêiner. E com a possibilidade de ter o minério de ferro, triplicaria as nossas cargas, como você tem muito mais escoamento de frutas ou até de outras cargas”, explicou Macedo.

Outro problema que está sendo tratado pelo Porto de Natal é a instalação das defensas da ponte, com a instalação de dolphins na estrutura do equipamento.

A empresa vencedora da licitação para instalar as defensas aguarda as licenças necessárias para dar início à execução da obra. Após a conclusão da contratação, prevista para dezembro, o desenvolvimento do projeto executivo seguirá um cronograma de quatro meses. A obra, então, será executada ao longo de 12 meses, com previsão de término para 2027.

Com a ausência das defesas da ponte, a Marinha do Brasil gerou a Portaria Nº 55/CPRN, emitida pela Capitania dos Portos, que estabelece a proibição de manobra de navios no período das 18h às 5h. A medida evita riscos à navegação, já que a falta de defesas aumenta o perigo de colisões durante a saída e entrada de embarcações em determinados períodos de maré.

Reformas no Porto

O Porto de Natal está com um pacote de obras que foi unificado em uma única licitação. O conjunto inclui a reforma de armazéns, destinada a modernizar e ampliar a capacidade de armazenamento de cargas, a reforma de galpões, que visa melhorar a infraestrutura logística, e a instalação de um sistema fotovoltaico para trazer maior sustentabilidade à operação.

As obras já foram contratadas e estão em plena execução. A previsão é de que o conjunto de reformas e instalações seja concluído até agosto de 2026.

A licitação já foi finalizada, e os contratos foram assinados. Atualmente, as obras estão em pleno andamento, e a expectativa é que o galpão seja entregue em dezembro deste ano. Mesmo com o galpão já em fase de finalização, a reforma do armazém ainda segue em andamento, visando a conclusão de todo o projeto no prazo estabelecido.

Tribuna do Norte

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