Com foco na consolidação da
liderança regional e fortalecimento da conexão com os potiguares, a expansão
acompanha o crescimento populacional da Grande Natal. “A cidade é muito
dinâmica, sempre fazemos estudos. Com base nisso, a gente entendeu que a prioridade
para 2025 seriam essas duas novas unidades”, explica o presidente do grupo,
Leonardo Corrêa. O ponto da Rota do Sol – a 10ª unidade do Nordestão – atenderá
clientes de Ponta Negra, Nova Parnamirim e do fluxo em direção ao litoral sul.
Já a Moema Tinoco concentrará a 5ª loja da bandeira SuperFácil, voltada ao
atacarejo.
A previsão é que as obras da
unidade Rota do Sol comecem neste mês e sejam concluídas entre o final de
setembro e início de outubro. A loja da ZN deve ser inaugurada entre julho e
agosto. Paralelamente, a unidade do Tirol passa por uma reforma de modernização.
“É uma obra bem desafiadora, porque a gente teve que fazer com a loja em
andamento. A perspectiva é entregar na primeira semana de junho”, detalha
Leonardo. O projeto inclui painéis de LED, restaurante para 200 pessoas, novas
seções temáticas, adega com espaço de consumo, pet shop, academia e galeria
comercial renovada.
O presidente do Grupo estima
que, com a expansão total até 2027, o número de empregos pode se aproximar de 7
mil vínculos ativos, consolidando a rede como um dos principais empregadores
privados do Rio Grande do Norte. “O Nordestão hoje emprega mais de 4 mil
pessoas na Grande Natal. Isso aqui é somente emprego direto, fora os indiretos.
Cada loja dessa terá mais 300 empregos diretos. Seria em torno de mil novos
empregos no total das duas lojas, com os indiretos”, afirma o presidente.
Crescimento progressivo
O plano do Nordestão foi
desenhado com base em uma experiência recente de crescimento progressivo, diz
Fábia Miranda, sócia-proprietária e diretora de Recursos Humanos. “O grupo
sempre buscou crescer conforme a expansão da cidade. Em 2013, tivemos duas lojas;
a partir de 2018, ficamos com uma loja a cada ano”. Segundo ela, o grupo passou
por um período de preparação interna, revisão de processos e estruturação para
alcançar, a partir deste ano, um ritmo de três a quatro inaugurações por ano.
“A expectativa é que em 2027 nós tenhamos 23 lojas. Hoje temos 13, sendo 12
aqui na Grande Natal e uma em João Pessoa. As duas desse ano já fazem parte
desse projeto”, afirma.
A busca pela valorização do
capital humano é uma das marcas do grupo, que adota uma política de
investimento próprio e formação de equipes com forte senso de pertencimento,
acrescenta Fábia. “Todos os nossos investimentos são próprios, são
investimentos da família. A gente se orgulha muito também de ser uma
plataforma, de ser uma empresa onde as pessoas crescem junto com a gente. Temos
um tripé da operação que inclui o cliente, o fornecedor e o colaborador”.
A relação com o consumidor
potiguar também é peça central na expansão, conta a diretora. “Nós tivemos por
mais de 20 anos um programa chamado Show de Prêmios e para este ano trouxemos a
novidade da campanha dos selos”, pontua Fábia. O objetivo é fortalecer o
vínculo afetivo com os clientes. “Eu acho que a nossa relação com o cliente
aqui da Grande Natal sempre foi o nosso xodó”, completa. A campanha atual
permite que os clientes recebam itens colecionáveis para uso pessoal, o que,
segundo ela, amplia a sensação de parceria com o cliente.
O conglomerado também atua com
indústria própria e uma distribuidora de alimentos que atende cerca de 1 mil
clientes ativos por mês. “A gente tem uma solução completa aqui para a
indústria quando ela quer distribuir o seu produto dentro do Estado”, afirma
Leonardo. Ele destaca que o grupo produz itens diferenciados com frescor, como
produtos sem glúten, carnes beneficiadas, confeitaria e pratos prontos, o que
permite atender a uma demanda crescente por conveniência e saudabilidade.
Unidade do Tirol passa por reforma
completa com loja em funcionamento; entrega está prevista para a 1ª semana de
junho | Foto: Alex Régis
Meta é estar no Top 40 do
Brasil
Do ponto de vista de mercado,
o crescimento da rede já se refletiu no Ranking Abras – da Associação
Brasileira de Supermercados. Atualmente o grupo ocupa o 4º lugar no ranking
regional e o 44º no nacional. “A gente cresceu já no último ano, saímos de 47º
para 44º. A ideia é continuar crescendo, entrar pelo menos nos top 40 já no
final desse ano”, revela Leonardo. A meta é crescer a um ritmo anual de 26 a
27%, o que permitiria dobrar o tamanho da operação em três anos. “Tão
importante para a gente continuar crescendo em tamanho, é a gente ser visto
pelos consumidores nordestinos como uma rede, um lugar que você se sinta bem.
Um lugar que se sinta em casa”, frisa.
O plano 2025–2027 também
contempla a interiorização da marca, com novas lojas previstas fora da Grande
Natal. “Dentro do nosso plano de 2025 a 2027 está também sairmos da Grande
Natal, ocuparmos espaços dentro do nosso Estado”, adianta Fábia. O grupo estuda
implantação de unidades em regiões como Seridó, Mato Grande, Potengi e Alto
Oeste. A meta é garantir capilaridade e proximidade com diferentes perfis de
consumidores potiguares.
Ainda de acordo com Leonardo,
essa interiorização também dialoga com os hábitos de consumo da população da
capital. “A gente sabe também como o natalense tem hábito de consumo que se
conecta com o interior, seja porque muitas pessoas do interior vieram para
Natal, seja pela proximidade geográfica”, explicou. A presença de fornecedores
locais e produtos regionais nas gôndolas, como no projeto Cantinho da Gente,
reforça esse elo. “Esse é um espaço, onde o consumidor vai poder encontrar
produtos artesanais, como um queijo, um pastel de Tangará, produtos da terra”,
complementa o presidente do grupo, Leonardo Corrêa.
Leonardo Corrêa, presidente do
Grupo Nordestão, e Fábia Miranda, sócia-proprietária | Foto: Magnus Nascimento
O plano (2025–2027)
– Meta:
Abrir 10 novas lojas até 2027, totalizando 23 unidades em operação.
– Inauguração para 2025:
Nordestão Rota do Sol – previsão de inauguração: out/2025
SuperFácil Moema Tinoco – previsão de inauguração: ago/2025
Reforma do Nordestão Tirol – entrega prevista: primeira semana de junho
– Geração de empregos
(previsão):
+1.000 novos empregos com as duas novas lojas
– Total atual de unidades:
13 lojas: Nordestão (Ponta Negra; Alecrim; Petrópolis; Lagoa Nova; Cidade
Jardim; Santa Catarina; Igapó; Tirol; Nova Parnamirim), SuperFácil (Emaús;
Rodoviária; São Gonçalo; João Pessoa).

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