quinta-feira, 30 de setembro de 2021

Receita Federal deflagra operação de combate ao contrabando e descaminho em Natal


A Receita Federal, com apoio da Polícia Rodoviária Federal, deflagrou nesta quinta-feira (30) uma operação em repressão ao contrabando e descaminho no Alecrim, maior bairro comercial de Natal.

A ação aconteceu em 15 lojas, distribuídas nas avenidas Presidente Quaresma; Coronel Estevam, Leonel Leite; e Presidente Bandeira.

O crime de descaminho é a prática de fraude ao pagar tributo nos atos de entrada, saída ou consumo de mercadorias não proibidas no país, mas de origem estrangeira. E o contrabando, por sua vez, é a importação de mercadorias proibidas no país.

De acordo com a Receita Federal, as lojas alvo da operação são de médio porte que se dedicam essencialmente à comercialização de mercadorias falsas.

Devido à proximidade do dia das crianças, as mercadorias alvo são em sua maioria brinquedos falsificados, mas também roupas, bolsas, sapatos, eletrônicos e acessórios piratas e descaminhados.

Participam da operação 40 servidores da Receita Federal, mais 7 motoristas e 6 equipes da Polícia Rodoviária Federal.

Escritórios de advocacia que representam as diversas marcas atuam prestando apoio operacional e jurídico durante a operação. Segundo a Receita, esses escritórios se encarregarão também de efetuar os laudos constatando a falsidade das mercadorias.

As principais irregularidades encontradas pela Receita nos estabelecimentos comerciais são a falta de selo de garantia do Inmetro nos brinquedos, indícios de contrafação - quando o produto é falsificado e vendido por preço abaixo do valor da marca, além de importações ilegais.

Nessa primeira fase da operação as mercadorias suspeitas serão retidas para análise e levantamento do quantitativo. De acordo com a Receita Federal, "a ação evita a circulação em território nacional de produtos potencialmente nocivos à saúde, inibindo a prática de crimes que geram desemprego, sonegação de impostos e concorrência desleal à indústria e ao comércio regularmente instalado".

Emprego: Fecomércio prevê demanda de 8.500 contratações temporárias de final de ano no RN


A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Rio Grande do Norte (Fecomércio RN) projeta a criação de 8.500 empregos temporários no comércio do estado nos próximos três meses. Além do Natal, as vendas de fim de ano serão movimentadas pelo Dia das Crianças e pela Black Friday.

Segundo análise do Instituto Fecomércio, a previsão é que aconteçam cerca de 10% a mais de contratações do que no mesmo período em 2020, quando 7.764 pessoas foram empregadas, de acordo com dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) - considerando os meses de setembro a dezembro.

RN cria 7,4 mil novos empregos em agosto e tem melhor saldo desde o início da pandemia, aponta Caged

"Esses números confirmam a nossa expectativa positiva para o segundo semestre. Outro dado animador para a economia potiguar é a recuperação de empregos formais. Até agosto deste ano, segundo dados do Caged, o saldo no mercado de trabalho com carteira assinada do Rio Grande do Norte é de 23,9 mil, enquanto que nos primeiros oito meses de 2020 o saldo era negativo de 11,6 mil vagas", comentou o presidente da Fecomércio RN, Marcelo Queiroz.

No comércio, houve queda de 3.208 empregos entre janeiro e agosto do ano passado. Por outro lado, foram gerados 5.744 empregos no mesmo período em 2021, um saldo positivo de 2.536 postos de trabalho.

O setor de serviços também teve redução de 6.313 empregos nos oito primeiros meses de 2020, e acréscimo de 11.285 em 2021, com salto positivo de 4.972.

Sobre as vendas, especificamente no varejo, a Fecomércio registrou um crescimento de 9,5% em julho. "Nossa expectativa é que possamos fechar o ano com um crescimento das vendas de 5% a 7%", concluiu Queiroz.

RN contabiliza 368.619 casos confirmados e 7.337 mortes por Covid


O Rio Grande do Norte registrou 368.619 casos confirmados de Covid desde o início da pandemia. São 7.337 mortes provocadas pela doença no estado. O boletim epidemiológico da Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) desta quinta-feira (30) destaca ainda que outros 1.334 óbitos estão sob investigação.

A Sesap notificou 39 novos casos da doença nas últimas 24 horas. Em relação ao boletim do dia anterior, foi registrada uma morte a mais.

Mortes e casos de Covid nas cidades do Rio Grande do Norte

O RN tem ainda 176.291 casos suspeitos e 735.021 casos descartados de Covid.

Atualmente, 142 pessoas estão internadas no RN por causa da Covid-19 - sendo 108 na rede pública e 34 na rede privada (apenas 8 dos 10 hospitais privados atualizaram os dados, de acordo com a Sesap). Com 55 pacientes, a taxa de ocupação dos leitos críticos (semi-intensivo e UTIs) é de 24,4% na rede pública; com 17 internados, a rede privada tem 12% de ocupação.

Números do coronavírus no RN

368.619 casos confirmados

7.337 mortes

176.291 casos suspeitos

735.021 casos descartados

Campanha promovida pela Assembleia do RN repercute bem junto a população


A campanha em prol da doação de sangue promovida pela Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte, vem sendo recebida com simpatia pela população potiguar.
Publicado em 30 de setembro de 2021.

Aroldo Azevedo cresce nas pesquisas



Em mais uma pesquisa, o nome do empresário Haroldo Azevedo tem aparecido de forma crescente. A pesquisa do instituto Seta, divulgada pelo Blog do Bg nesta quinta-feira (30), é um reflexo disso. Na versão espontânea, o nome de Haroldo apresenta empate técnico com nomes já conhecidos e detentores de mandato.

Haroldo tem apenas 120 dias de estrada, nunca teve mandato eletivo e as pesquisas têm sido um reflexo do interesse da população por novos nomes na política.

Lei de Ezequiel é sancionada e RN ganha Passaporte Equestre


 

Crédito da Foto: João Gilberto


O Diário oficial do Estado trouxe em sua edição desta quinta-feira (30) a sanção da governadora Fátima Bezerra (PT) à Lei que institui o Passaporte Equestre para trânsito de equinos, asininos e muares no Estado. A nova legislação é de autoria do deputado Ezequiel Ferreira (PSDB), presidente da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte.

"Em decorrência da grande movimentação de vaquejadas e cavalgadas no interior, e entendendo o custo do exame e a necessidade de monitorar os animais, estamos criando uma forma com que as pessoas possam transportar seus animais de forma segura e tranquila, para esses eventos", disse Ezequiel Ferreira.

O Passaporte tem como objetivo permitir o livre trânsito desses animais pelo RN e será emitido para participação em cavalgadas, desfiles, vaquejadas, leilões, treinamentos, concursos, provas ou qualquer outra atividade ou evento de natureza cultura, desportiva ou de lazer. Além disso, também será necessário para o exercício de atividades equestres de turismo, trabalho rural, policiamento ou de auxílio terapêutico.

O documento equivale à Guia de Transporte Animal (GTA) e substitui qualquer outro para fins de trânsito e regularidade fiscal do animal nos limites do Estado. Caso o transporte seja para outras regiões do país, o GTA continua sendo exigido. Todas as informações constantes no Passaporte Equestre serão prestadas por médico veterinário cadastrado como responsável técnico perante o Instituto de Defesa e Inspeção Agropecuária do Estado (Idiarn), órgão que ficará responsável pela emissão do documento.

No Passaporte Equestre, que terá validade de um ano e pode ser renovado pelo mesmo período uma vez, deve conter todas as informações referentes ao animal, como a sua identificação através de resenha gráfica e descritiva, indicando a pelagem, o tipo e a raça; registro genealógico; identificação do proprietário e a procedência do animal; atestado de exame clínico por médico veterinário cadastrado junto ao Idiarn; foto da frente da cabeça, da garupa e dos dois lados do corpo inteiro do animal; e todos os atestados clínicos, laboratoriais e exames exigidos pela legislação estadual.


Publicado em 30 de setembro de 2021.

Covid: Natal amplia D2 da Oxford e dose de reforço para idosos acima de 87 anos


A Prefeitura de Natal ampliou a aplicação da segunda dose do imunizante Oxford/Astrazeneca para quem tomou a D1 até 19 de julho. Também foi ampliada para 87 anos a faixa etária de idosos que podem receber a dose de reforço contra Covid na capital. Os dois grupos podem procurar um dos pontos de vacinação da cidade a partir desta quinta (30).

Em ambos os casos, é necessário levar carteira de vacina, documento com foto e comprovante de residência de Natal para se vacinar.

RN registra 368.500 casos confirmados e 7.336 mortes por Covid

Drive-thru de vacinação no Sesi será desativado a partir de sábado (2) em Natal

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Natal alerta que só pode receber a dose de reforço quem tiver concluído o esquema vacinal há pelo menos seis meses.

De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde Pública (Sesap), o Rio Grande do Norte já concluiu a vacinação com a D3 em idosos acamados e localizados em instituições de longa permanência.

A pasta deu início, nesta quarta (29), à distribuição de 79.136 doses de imunizantes contra a Covid aos 167 municípios potiguares. Deste total, 18.150 unidades de Pfizer são destinadas à aplicação da dose de reforço em idosos com 70 anos ou mais. A vacinação é coordenada pelos municípios e cada um é responsável pela definição da data de vacinação deste público.

Primeira dose

Pessoas a partir de 12 anos que ainda não tomaram a primeira dose podem ir a um dos drives de vacinação para serem atendidas. A lista com as Unidades Básicas e os pontos de drives e grupos em vacinação, podem ser acessados através do site da prefeitura.

Segunda dose

Coronavac

As pessoas que completaram os 28 dias da primeira dose do imunizante Coronavac podem procurar as UBS do município ou qualquer drive-thru.

Oxford/Astrazeneca

UBS do município e todos os drives estão com aplicação da D2 da Oxford para quem se vacinou até o dia 19 de julho.

Grávidas que tomaram a D1 de Oxford

As gestantes que tomaram a primeira dose com o imunizante Oxford e que, por recomendação do Ministério da Saúde, não tomaram a segunda dose poderão completar seu esquema vacinal com o imunizante da Pfizer e em todas as UBS do município ou qualquer ponto de aplicação.

Pfizer

A segunda dose da Pfizer está disponível nas UBS do município ou nos drives Nélio Dias, Palácio dos Esportes, Via Direta e SESI para quem tomou a primeira dose até 06 de agosto.

Dose de reforço

Pessoas com 87 anos ou mais, que não estejam acamadas nem residem em instituições de longa permanência e que tenham completado o esquema vacinal, com dose única ou duas doses de qualquer imunizante (Coronavac, Oxford ou Pfizer) há pelo menos seis meses, estão aptas a receber a D3.

Equipes da SMS Natal também estão vacinando os acamados domiciliados que possuem cadastro nas UBS.

Contas públicas têm superávit de R$ 16,7 bilhões em agosto, melhor resultado para o mês em 20 anos


As contas do setor público consolidado registraram superávit primário de R$ 16,729 bilhões em agosto, informou o Banco Central (BC) nesta quarta-feira (29).

Isso significa que, no período, as receitas com impostos do setor público superaram as despesas, sem considerar os juros da dívida pública. Os números englobam as contas do governo federal, estados, municípios e das empresas estatais.

O bom resultado das contas públicas, em agosto deste ano, está relacionado com o superávit registrado nas contas dos estados e municípios.

Trata-se do melhor resultado para meses de agosto desde o início da série histórica do BC , em dezembro de 2001, ou seja, em 20 anos.

No mesmo mês de 2020, houve déficit (despesas superaram as receitas) de R$ 87,593 bilhões por conta dos gastos relacionados com a pandemia da Covid-19.

O BC também informou que a dívida pública brasileira recuou de 83,1% para 82,7% do PIB (R$ 6,84 bilhões) no mês passado 

 

IR 2021: Receita paga restituições do 5º e último lote


Receita Federal paga nesta quinta-feira (30) as restituições do quinto e último lote do Imposto de Renda 2021, relativo ao ano-base de 2020. Também são contempladas restituições residuais de anos anteriores.

Ao todo, 358.162 contribuintes receberão a restituição no quinto lote, entre prioritários e não prioritários. O valor total a ser pago é de R$ 562 milhões.

Os contribuintes podem consultar se estão neste lote:

na página da Receita na internet;

no aplicativo da Receita para tablets e smartphones.

O lote do IR também inclui contribuintes com prioridade legal:

idosos acima de 80 anos (4.955);

contribuintes entre 60 e 79 anos (47.465);

contribuintes com alguma deficiência física ou mental ou moléstia grave (4.927)

contribuintes cuja maior fonte de renda seja o magistério (19.211)

Segundo a Receita Federal, estão no lote, ainda, 281.604 contribuintes não prioritários.

Malha fina

O órgão informou que o contribuinte poderá saber, ao realizar a consulta, se há ou não pendências que impeçam o pagamento da restituição, ou seja, se ele caiu na chamada "malha fina" do leão.

Para saber se está na malha fina, os contribuintes também podem acessar o "extrato" do Imposto de Renda no site da Receita Federal no chamado e-CAC (Centro Virtual de Atendimento).

Para acessar o extrato do IR é necessário utilizar o código de acesso gerado na própria página da Receita Federal, ou certificado digital emitido por autoridade habilitada.

Veja o passo a passo do extrato do IR

As restituições de declarações que apresentam inconsistência (em situação de malha) são liberadas apenas depois de corrigidas pelo cidadão, ou após o contribuinte apresentar comprovação de que sua declaração está correta.

PF faz operação em SP contra alvo da CPI da Covid por suspeita de lavagem de dinheiro


A Polícia Federal realiza nesta quinta-feira (30) uma operação de busca e apreensão na sede da empresa Global Gestão em Saúde, em Barueri, na Grande São Paulo, em uma investigação sobre um suposto esquema de lavagem de dinheiro.

A empresa é investigada pela CPI da Covid por supostas irregularidades na negociação da compra da vacina indiana Covaxin pelo governo federal.

A ação é feita em parceira com o Ministério Público e a Receita Federal.

Ao todo, são oito cumpridos oito mandados de busca e apreensão na Grande São Paulo e na cidade de Passos, Minas Gerais. As ordens judiciais foram expedidas pela 2ª Vara Criminal Federal de São Paulo. Segundo a PF, o objetivo é apurar um esquema de lavagem de dinheiro e corrupção de agentes políticos em troca de apoio na contratação de empresas pertencentes aos investigados por empresas públicas do governo federal.

A PF verificou que o grupo investigado simulou várias operações comerciais e financeiras inexistentes para desviar dinheiro de empresas que atuam na área de medicamentos à empresas de fachada.

O dinheiro em espécie gerado por meio dessas operações eram usados para o pagamento de propina a agentes políticos em troca de favorecimento na contratação das empresas por estatais.

Os envolvidos poderão responder, na medida de sua participação nos fatos, pelos crimes de associação criminosa, corrupção ativa e passiva, sonegação fiscal, lavagem de dinheiro, evasão de divisas e operação de instituição financeira sem autorização.

Equipe da 97 FM recepciona radialista assuense


Na última segunda-feira, dia 27, fomos recepcionados pela equipe técnica/comercial da rádio 97 FM de Natal. Na visita às moderníssimas instalações da nova emissora, que em poucos meses já desponta na liderança em diversos horários na capital potiguar, estive acompanhado do jornalista Rodrigo Medeiros.

Começamos por agradecer ao empresário, sócio da emissora, Haroldo Azevedo, por ter disponibilizado acesso às instalações com colaboradores como guia que, gentilmente, apresentaram cada setor da emissora.

Agradecemos também ao caríssimo amigo e radialista Júlio Cesar, que ainda exerce assessoramento ao empresário; ao jornalista/radialista Rô Medeiros, à recepcionista Ana Paula e à gerente Meyre. A todos, nossa gratidão.

George Soares poderá migrar de partido


O deputado estadual, George Montenegro Soares, poderá deixar o PL – Partido Liberal para integrar as fileiras do PSDB.

Segundo informações dos bastidores da política potiguar, George Soares vê com reais possibilidade sua saída do Partido Liberal, aquele que lhe possibilitou a eleição, por três mandados, ao cargo que exerce.

Sua possível ida para o PSDB tem a articulação do presidente da Assembleia Legislativa, que também comanda o Partido, deputado Ezequiel Galvão Ferreira de Souza.

quarta-feira, 29 de setembro de 2021

Vereadora assuense testa positivo para Covid19


Fomos informados há poucos instantes, através de uma postagem em Redes Sociais e confirmada junto à UPA – Unidade de Pronto Atendimento, que a vereadora Elisangela Albano, do PL, testou positivo para o Covid19.

A vereadora foi levada aquela Unidade na tarde desta quarta-feira, dia 29, quando realizou os exames, onde permanece em observação na sala Vermelho.

Segundo um amigo da família, o esposo da vereadora também foi infectado com a doença, porém passa bem sem necessitar de cuidados médicos.

Registramos nossos protesto em favor do pronto restabelecimento da vereadora e seu esposo, o amigo Gedilson.

Concurso Público para a UERN


A governadora Fátima Bezerra assinou nesta quarta-feira (29) a autorização para a realização do novo concurso público para professores e técnicos administrativos da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern). Durante evento em Mossoró, ela determinou que a instituição, a Secretaria de Planejamento e Finanças (Seplan) e a Procuradoria Geral do Estado (PGE) iniciem as providências para o processo seletivo.

Na terça-feira (28), em solenidade que marcou a posse da nova reitora Cicília Maia e o aniversário de 53 anos da Uern, a governadora sancionou a lei que extingue a lista tríplice nas eleições da instituição, e também anunciou o projeto de autonomia financeira da Uern que será enviado para a Assembleia Legislativa.

Fátima Bezerra destacou a importância da Uern "para o desenvolvimento do estado". A instituição hoje está presente de forma direta em 17 municípios potiguares, tem sete campi, 11 núcleos, 32 cursos de graduação, cerca de 12 mil alunos, mais de mil estudantes na pós-graduação, dois cursos de residência médica e quatro de doutorado. Mais de 50 mil jovens já receberam o grau de nível superior pela Uern.

Com informações do G1/RN

Brasil registra média móvel de 544 mortes diárias por Covid; óbitos estão em estabilidade há 5 dias


O Brasil registrou nesta quarta-feira (29) 643 mortes por Covid-19 nas últimas 24 horas, com o total de óbitos chegando a 596.163 desde o início da pandemia. Com isso, a média móvel de mortes nos últimos 7 dias ficou em 544. Em comparação à média de 14 dias atrás, a variação foi de -7% e aponta estabilidade pelo quinto dia segundo. Estamos há 16 dias com essa média mantendo-se acima da marca de 500.

Compartilhe esta notícia no WhatsApp

Compartilhe esta notícia no Telegram

Os números estão no novo levantamento do consórcio de veículos de imprensa sobre a situação da pandemia de coronavírus no Brasil, consolidados às 20h desta quarta. O balanço é feito a partir de dados das secretarias estaduais de Saúde.

Veja a sequência da última semana na média móvel:

Quinta (23): 534

Sexta (24): 565

Sábado (25): 528

Domingo (26): 528

Segunda (27): 524

Terça (28): 569

Quarta (29): 544

Em 31 de julho, o Brasil voltou a registrar média móvel de mortes abaixo de 1 mil, após um período de 191 dias seguidos com valores superiores. De 17 de março até 10 de maio, foram 55 dias seguidos com essa média móvel acima de 2 mil. No pior momento desse período, a média chegou ao recorde de 3.125, no dia 12 de abril.

Quatro estados e o Distrito Federal estão com alta na tendência da média móvel de óbitos: SE, AC, DF, TO, ES.

Acre e Goiás não registraram novas mortes pela doença no último dia. No Acre, houve ainda a redução de 17 casos do número total; segundo a secretaria estadual tratavam-se de casos duplicados que foram corrigidos.

Corte de energia por falta de pagamento da conta de luz volta a ser permitido a partir de outubro


corte de energia por falta de pagamento no caso dos consumidores de baixa renda voltou a ser permitido a partir da próxima sexta-feira (1º).

Em abril, a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) suspendeu o cortA suspensão por inadimplência pode ocorrer, por exemplo, nas seguintes situações:

falta de pagamento da fatura relativa à prestação do serviço público de distribuição de energia elétrica;

falta de pagamento de serviços cobráveis, como o da religação de urgência e o do desligamento ou remoção de poste.

Antes de suspender o fornecimento de energia, a distribuidora deve encaminhar notificação ao consumidor.

Segundo resolução da Aneel, essa notificação deve ser “escrita, específica e com entrega comprovada ou, alternativamente, impressa em destaque na fatura”.

O envio deve ser feito com antecedência mínima de 15 dias.

No caso das famílias de baixa renda, a distribuidora pode negociar o parcelamento do débito em, no mínimo, três parcelas.

A proibição do corte contemplou cerca de 12 milhões de famílias que se enquadram na tarifa social de energia elétrica.

Isso não significa que todas as famílias tiveram cortes suspensos durante esse período, mas que a partir de agora poderão sofrer interrupção de energia se não houver pagamento da conta de luz.

No ano passado, a Aneel tinha adotado medida semelhante, mas inicialmente a proibição do corte por falta de pagamento englobava todos os consumidores residenciais e serviços essenciais.

Em seguida, a agência prorrogou a suspensão até o final de 2020, mas apenas para consumidores de baixa renda.

Compensação

Para cobrir a perda de receita que as distribuidoras tiveram com a medida, a Aneel permitiu que as empresas deixassem de pagar uma compensação devida a consumidores que sofrem com quedas no fornecimento de energia superiores ao limite permitido pela agência.

Até 31 de dezembro, as distribuidoras deverão creditar as compensações não pagas aos consumidores.

Tarifa social

A tarifa social é uma política pública que concede descontos na conta de luz para as famílias de baixa renda. O consumidor recebe um abatimento mensal na conta de luz que varia de acordo com a tabela de consumo.

São beneficiados pela tarifa social:

famílias inscritas no Cadastro Único com renda mensal menor ou igual a meio salário-mínimo por pessoa;

famílias com portador de doença que precise de aparelho elétrico para o tratamento. A renda mensal deve ser de até três salários-mínimos;

famílias com integrante que receba o Benefício de Prestação Continuada.

e de luz por inadimplência para os beneficiários da tarifa social em razão da crise provocada pela pandemia do coronavírus.

Inicialmente, a medida valeria até 30 de junho, mas foi prorrogada pela agência até 30 de setembro (vídeo abaixo). De acordo com a Aneel, não há previsão de outro adiamento.

Cerveja: Preço da cerveja vai aumentar a partir de outubro no Brasil


O preço da cerveja vai aumentar no Brasil a partir de outubro. A Ambev, dona das marcas Brahma, Skol e Stella Artois, confirmou que vai reajustar os preços de seus produtos nesta terça-feira (29).

“A Ambev faz, periodicamente, ajustes nos preços de seus produtos e as mudanças variam de acordo com as regiões, marca, canal de venda e embalagem”, disse a empresa, em nota ao g1.

A fabricante não informou o percentual de reajuste dos preços e se eles serão aplicados apenas em bares e restaurantes ou também para venda avulsa para consumo no domicílio.

De acordo com a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), os associados de São Paulo informaram que o aumento virá '"alinhado com a inflação acumulada nos últimos 12 meses, que gira em torno de 10%”. A entidade não tem informações sobre outros estados.

Inflação

De acordo com dados do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), do IBGE, a cerveja para consumo no domicílio registrou aumento nos preços de 0,29% em agosto, 3,49% no ano e 7,62% no acumulado em 12 meses. Já a cerveja para consumo fora de casa sofreu elevação de 0,05% no mês, de 3,14% no ano e de 5,94% no acumulado em 12 meses.

Essa semana, a Associação Nacional de Restaurantes (ANR) divulgou pesquisa, em parceria com a consultoria Galunion, mostrando que 62% dos restaurantes, bares, cafés e lanchonetes ainda não recuperaram as vendas em relação à pré-pandemia. Ou seja, na comparação entre julho de 2021 e julho de 2019.

Emprego: Criação de empregos formais em agosto é a maior desde fevereiro, aponta Caged


A economia brasileira gerou 372.265 empregos com carteira assinada em agosto, de acordo com informações do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) divulgados nesta quarta-feira (29) pelo Ministério do Trabalho e Previdência.

Ao todo, segundo o ministério, o país registrou em agosto:

1.810.434 contratações;

1.438.169 demissões.

A geração de empregos formais em agosto deste ano é o melhor resultado desde fevereiro deste ano, quando foram abertas 397.537 vagas formais. Em agosto do ano passado, foram criados 242.543 empregos com carteira assinada.

A comparação dos números com anos anteriores a 2020, segundo analistas, não é mais adequada porque o governo mudou a metodologia no início do ano passado.

Setores

Os números do Caged de agosto de 2021 mostram que foram criados empregos formais em todos setores da economia.

Regiões do país

Os dados também revelam que foram abertas vagas em todas as regiões do país no mês passado.

Parcial do ano

Ainda de acordo com o Ministério da Economia, nos oito primeiros foram criadas 2,203 milhões de vagas. De janeiro a agosto do ano passado, foram fechados 849,38 mil empregos com carteira assinada.

Ao final de agosto de 2021, o Brasil tinha saldo de 41,566 milhões empregos com carteira assinada. Isso representa um aumento na comparação com janeiro deste ano (39,624 milhões de empregos) e, também, com agosto de 2020, quando o saldo estava em 38,365 milhões.

Salário médio de admissão

O governo também informou que o salário médio de admissão foi de R$ 1.792,07 em agosto deste ano, o que representa uma queda real, com os valores sendo corrigidos pelo INPC, de R$ 25,78 em relação a julho de 2021 (R$ 1.817,85) e, também, na comparação com agosto do ano passado, quando somavam R$ 1.905.46.

Programa de manutenção do emprego

De acordo com o Ministério da Economia, o comportamento do emprego formal, neste ano, ainda sofre influência do Programa Emergencial de Manutenção do Emprego e da Renda, iniciado no ano passado e reeditado em 2021.

Isso porque os empregadores, para obterem os benefícios do programa, têm de manter o emprego do trabalhador por igual período de tempo da suspensão do contrato, ou redução da jornada.

De abril a agosto deste ano, segundo o Ministério do Trabalho, 2,593 milhões de trabalhadores foram beneficiados pelo programa. Foram pagos R$ 6,97 bilhões no período.

Caged X Pnad

Os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados, divulgados nesta quarta-feira (29), consideram apenas os trabalhadores com carteira assinada, ou seja, não inclui os informais.

Com isso, não são comparáveis com os números do desemprego, divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), coletados por meio da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Continua (Pnad).

Os números do Caged são coletados das empresas e abarcam o setor privado com carteira assinada, enquanto que os dados da Pnad são obtidos por meio de pesquisa domiciliar, e abrangem também o setor informal da economia.

No fim de agosto, o IBGE informou que a taxa de desemprego no Brasil ficou em 14,1% no 2º trimestre de 2021, mas ainda atinge 14,4 milhões de brasileiros.

Sindicato Rural sedia assinatura do primeiro contrato Terra Brasil


O STTR – Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Agricultores e Agricultoras Familiares de Assu, sediou, na manhã desta terça-feira, dia 21 de setembro, a assinatura do primeiro contrato da aquisição de 73 hectares de terra, pelo novo programa federal TerraBrasil, no município de Assú/RN e no Vale.

O Contrato, no valor de R$ 109.000,00 (cento e nove mil reais), foi celebrado entre o Banco do Nordeste, na condição de repassador de recursos da União e o agricultor José Robson, do Sítio Banguê.

De acordo com o presidente do Conselho de Desenvolvimento Rural Sustentável, Elvimar Rocha, existem outros projetos aguardando para serem assinados.

Segundo Elvimar os projetos recebem total apoio do Sindicato Rural – STTR, do Conselho de Desenvolvimento Rural.

O empresário Haroldo Azevedo cumpriu agenda oficial em Brasília


O empresário Aroldo Azevedo, a convite, cumpriu agenda na capital federal brasileira nos dias 27, 28 e 29 deste mês.

Em Brasília foi recepcionado pelos senadores Styvenson Valentin, do RN, e Eduardo Girão, do Ceará, ambos do Podemos.

Aroldo Azevedo, conhecido empresário potiguar em diversos segmentos, ainda sem partido, estuda disputar uma vaga ao Senado Federal nas eleições de 2022.

Em contato com a assessoria do empresário sobre o possível ingresso de Aroldo ao Podemos, fomos informados haver vários convites de partidos políticos, inclusive o Podemos, mas que tudo está sendo analisado, inclusive o novo cenário político.

Aroldo Azevedo foi convidado para participar do quadro Conexão Política, da próxima terça-feira, dia 5 de outubro. O Conexão Política, quadro que será exibido às terças e quintas-feiras, no programa RádioTV Notícias, da 89FM e TV Assú.

Gustavo Carvalho e Tomba Farias visitam parlamento paulista


 

Crédito da Foto:  Assessoria de comunicação

Os deputados Gustavo Carvalho (PSDB) e Tomba Farias (PSDB) visitaram a Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp) nesta quinta-feira (7) e foram recebidos pelo presidente da Casa paulista, deputado Carlão Pignatari (PSDB) e pelo ex-presidente da Assembleia e chefe da casa civil do governo, Cauê Macris.

“Na pauta, convênios nas áreas de Tecnologia da informação e RH, elaborados entre as duas casas legislativas”, disse Gustavo Carvalho ao registrar o encontro em uma rede social.

Em agosto passado, o deputado Carlão Pignatari esteve na Assembleia Legislativa do RN para agradecer ao Poder Legislativo potiguar pela parceria firmada entre as duas Casas na área de tecnologia da informação. 

Em setembro de 2020, a ALRN cedeu à Alesp tecnologia desenvolvida pelo Departamento de Gestão Tecnológica da Casa, o Legis RH. O sistema é voltado para a gestão de recursos humanos, facilitando um melhor controle no quadro de funcionários e da folha de pagamento dos servidores. Segundo números da Alesp, o convênio permitiu a esta instituição uma economia de R$ 20 milhões.

O Legis RH, software desenvolvido pela ALRN e disponibilizado à Alesp venceu o prêmio Assembleia Cidadã, na categoria “Gestão”, da União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (Unale), em 2019. O reconhecimento nacional, inclusive, motivou a Alesp a buscar a parceria.

Líderes falam sobre UERN, concurso da Polícia Civil e divulgação do turismo do RN



Crédito da Foto: João Gilberto 29/09/2021
Os deputados estaduais usaram o horário de liderança na sessão ordinária desta quarta-feira (29), na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte, para comentar sobre a autonomia financeira da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), o concurso público da Polícia Civil e uma campanha para divulgação das potencialidades turísticas do estado.  

O deputado Nelter Queiroz (MDB) comentou sobre um Projeto de Lei que havia sido apresentado pelo mandato dele na Casa Legislativa, estabelecendo a autonomia universitária da UERN. Ele contou que a proposição foi considerada inconstitucional pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) e arquivada e ele estaria apresentando novamente.

“A UERN tem dado a oportunidade, através dos recursos públicos, a muitas pessoas a terem um curso superior. Peço que a Comissão analise com bons olhos e traga o projeto ao plenário para que a gente discuta com a maioria dos deputados”, disse. 

O deputado estadual Coronel Azevedo (PSC) falou sobre os candidatos aprovados no concurso da Polícia Civil. “Tenho feito diuturnamente encaminhamentos para melhorar os serviços públicos, em especial a segurança pública, por isso, encaminho requerimento para que o Governo do Estado reveja o posicionamento sobre a correção das provas discursivas e convoque mais candidatos aprovados. O déficit de polícia Militar e Civil é enorme no estado”, narrou.

Por fim, o deputado Ubaldo Fernandes (PL) falou sobre campanha criada pelo mandato dele, com o nome “Vem para o nosso RN”, que, de acordo com ele, tenta estimular a população do RN a divulgar as potencialidades turísticas do estado. “Passamos um ano e seis meses na maior decadência e a nossa principal economia totalmente parada. Toda a cadeia produtiva teve um abalo muito forte. Agora, quando a população começa a ter um bom percentual da população vacinada, começamos a retomar a nossa vida, nossa economia e nosso turismo. Precisamos abraçar essa causa de divulgar o que o RN tem de melhor, para o Brasil e o mundo tomarem conhecimento”, contou.

Petrobras anuncia alta no preço do diesel


Petrobras anunciou nesta terça-feira (28) que vai elevar o preço do diesel vendido às distribuidoras. Com o reajuste, o preço médio de venda do diesel A passa de R$ 2,81 para R$ 3,06 por litro, refletindo reajuste médio de R$ 0,25 por litro. O reajuste entra em vigor na quarta-feira (29).

Por que o preço dos combustíveis está subindo – e quem são os 'culpados' por isso

Segundo a Petrobras, a alta de 8,89% vem após 85 dias de preços estáveis para o combustível – a última alta antes dessa havia sido em 7 de julho passado. A Petrobras não informou reajuste nos preços dos demais combustíveis.

A estatal também informa que, com o reajuste, a parcela que corresponde à Petrobras no preço pago pelos consumidores na bomba passará a ser de R$ 2,70 por litro em média, uma alta de R$ 0,22 em relação ao valor atual.

Altas esperadas

Na segunda-feira, a Petrobras já havia informado que estudava reajuste nos preços dos combustíveis, e reafirmou que não faria mudanças em sua política de preços – que acompanha os valores do mercado internacional e é influenciada também pelo câmbio.

Segundo o presidente da estatal, Joaquim Silva e Luna, o papel de zelar pelos preços dos combustíveis é do governo, do Ministério de Minas e Energia, do Ministério da Economia e da Casa Civil.

Segundo levantamento da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), o preço médio do litro do diesel no país estava em R$ 4,707 na semana passada, pouco abaixo dos R$ 4,709 registrados na semana passada.

De acordo com os dados do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) do IBGE, no acumulado no ano até agosto, o óleo diesel subiu 28,02% no país.

Nesta terça-feira, o barril do petróleo Brent, referência global, superou a marca de US$ 80 atingindo a maior cotação desde outubro de 2018.

PIX mais seguro entram em vigor em 16 de novembro, anuncia BC


Banco Central (BC) anunciou nesta terça-feira (28) que novas medidas para tornar o PIX mais seguro entrarão em vigor no dia 16 de novembro.

O PIX é um mecanismo de transferência de recursos que opera em tempo real, 24 horas por dia. Recentemente, a tecnologia passou a ser utilizada por criminosos para a prática de fraudes e, por isso, o Banco Central anunciou no fim de agosto que lançaria um conjunto de medidas para reduzir a vulnerabilidade dos sistemas às ações de criminosos.

Entre as novas medidas, estão o bloqueio preventivo dos recursos em caso de suspeita de fraude e notificações obrigatórias de transações rejeitadas.

O Banco Central também informou que mudou o regulamento do PIX para deixar claro que os bancos devem ser responsabilizados por "fraudes decorrentes de falhas nos seus próprios mecanismos de gerenciamento de riscos".

Novas medidas

Bloqueio cautelar: medida vai permitir que o banco que detém a conta do usuário possa efetuar um bloqueio preventivo dos recursos por até 72 horas em casos de suspeita de fraude. Sempre que o bloqueio cautelar for acionado, a instituição deverá comunicar imediatamente ao cliente.

Notificação de infração: notificação de infração deixará de ser facultativa e passará a ser obrigatória. Mecanismo visa permitir que os bancos registrem uma marcação na chave PIX, no CPF/CNPJ do usuário e no número da conta quando há "fundada suspeita de fraude". Essas informações serão compartilhadas com as demais instituições financeiras para aumentar aos mecanismos de prevenção a fraudes;

ampliação do uso de informações para fins de prevenção à fraude: será criada uma nova funcionalidade que permitirá a consulta de informações vinculadas às chaves PIX. Assim, informações de notificação de fraudes estarão disponíveis para todos os participantes do PIX, que poderão utilizar essas informações em seus processos como, por exemplo, abertura de contas;

mecanismos adicionais para proteção dos dados: mecanismos adotados pelos bancos devem ser, no mínimo, iguais aos mecanismos implementados pelo BC. Os bancos também terão de definir procedimentos de identificação e de tratamento de casos em que ocorram excessivas consultas de chaves PIX.

"Essas medidas, na avaliação do BC, criam incentivos para que os participantes aprimorem cada vez mais seus mecanismos de segurança e de análise de fraudes", afirmou o Banco Central em nota.

Limite de R$ 1 mil

Na semana passada, o Banco Central informou que as instituições financeiras têm até o dia 4 de outubro para estabelecer o limite de R$ 1 mil para transferências e pagamentos realizados por pessoas físicas das 20h às 6h, incluindo o PIX. Pessoas jurídicas (empresas) não serão atingidas com a medida.

O limite poderá ser alterado a pedido do cliente, através dos canais de atendimento eletrônicos. Porém, a instituição financeira deve estabelecer prazo mínimo de 24 horas para a efetivação do aumento. Esse prazo mínimo também precisa entrar em vigor até 4 de outubro.

Até esta data, os bancos também devem oferecer aos seus clientes a opção de cadastrar previamente contas que poderão receber transferências acima dos limites estabelecidos.

Lava do vulcão Cumbre Vieja toca o mar nas Canárias; veja VÍDEO


A lava do vulcão Cumbre Vieja tocou nesta terça-feira (28) o mar do Atlântico, informou o Instituto Vulcanológico das Canárias (Involcan) em um comunicado. O vulcão entrou em erupção no domingo (19) e desde então deixou um rastro de destruição no arquipélago espanhol.

Especialistas alertam que o rápido resfriamento da lava ao entrar em contato com a água do oceano é preocupante, porque pode liberar gases tóxicos, carregados de ácido clorídrico. Não há, até o momento, o registro de mortos ou feridos por decorrência da atividade vulcânica na ilha.

Segundo a Defesa Civil, mais de 6 mil pessoas precisaram deixar suas casas. Mais de 600 construções, além de cerca de 20km de ruas e estradas foram atingidos pela lava que escorre há dez dias. Imagens feitas com um drone revelam a destruição na ilhaMais cedo, o governo da Espanha declarou que a área do vulcão em erupção na ilha de La Palma, nas Canárias, é uma "zona de catástrofe", com isso, o país vai destinar 10,5 milhões de euros (cerca de R$ 67 milhões) para medidas urgentes de moradia e ajuda aos desalojados.

O Instituto Geográfico Nacional (IGN) da Espanha voltou a emitir um alerta para novas explosões após o vulcão de Cumbre Vieja reduzir sua atividade nesta segunda-feira (27). Segundo o órgão do governo espanhol, a nuvem de cinzas alcançou os 7.000 metros.

"O IGN continua acompanhando a atividade e reforçou sua presença na ilha", disse o instituto em nota.

terça-feira, 28 de setembro de 2021

Escolas de Natal exigirão Passaporte da Vacina


Vereadores de Natal aprovam, em primeira votação, Passaporte da Vacina para matrículas em escolas Públicas e Privadas de ensino infantil e fundamental e Creches.

As escolas poderão realizar as matrículas, desde que exijam dos pais a apresentação dos cartões vacinais, devidamente atualizados, em até 30 dias.

A nova Lei deverá ser apovada, em segunda Sessão, nesta quinta-feira, dia 30 de setembro.

 


8ª Mostra de Cinema de Gostoso prorroga inscrições até 10 de outubro


As inscrições para a 8ª edição da Mostra de Cinema de Gostoso, evento que acontece anualmente no município de São Miguel do Gostoso, no litoral Norte do Rio Grande do Norte, foram prorrogadas até o dia 10 de outubro.

Podem ser inscritos longas e curtas-metragens brasileiros de todos os gêneros (ficção, documentário e animação), desde que tenham sido finalizados a partir de 2020, de forma gratuita.

As inscrições devem ser feitas no site do festival.

A organização planeja retomar o formato presencial com a 8ª edição da Mostra, que acontece de 26 a 30 de novembro deste ano. A edição anterior do festival aconteceu virtualmente, por conta da pandemia da Covid.

O palco principal da mostra é a sala ao ar livre montada na Praia do Maceió, onde acontecem as sessões da "Mostra Competitiva", com ampla participação da comunidade local.

O local conta com 600 cadeiras espreguiçadeiras, tela de 12m x 6,5m, projeção com resolução 2K e som 5.1. A sala propicia uma experiência imersiva como a de uma sala de cinema de alta tecnologia.

A mostra dura cinco dias, em que o público pode assistir a recentes lançamentos cinematográficos brasileiros. Serão exibidos filmes de todo o país, entre as mostras Competitiva, Panorama, Infantil, além de sessões especiais.

Segundo a organização, todas as medidas de segurança serão tomadas para adequação às restrições sanitárias vigentes devido a pandemia da Covid-19.

Mostras e programação

Os filmes da Mostra Competitiva concorrem ao Troféu Cascudo, em homenagem ao folclorista potiguar Luís da Câmara Cascudo, concedido pelo voto popular ao melhor curta e longa-metragem.

Também será concedido o Troféu da Crítica, a partir da votação de jornalistas e críticos de cinema presentes à Mostra.

Além disso, no evento anualmente são realizados debates com produtores, diretores e atores dos filmes exibidos e um seminário sobre o mercado audiovisual. Toda a programação é gratuita.

Também consta na programação também a 3ª edição do Gostoso Lab, laboratório para projetos de longa-metragem da região Nordeste em fase de desenvolvimento.

Ministério da Saúde orienta dose de reforço em idosos acima de 60 anos


O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, anunciou hoje (28), em vídeo publicado nas redes sociais, que o governo vai iniciar a aplicação de dose de reforço da vacina contra a covid-19 em pessoas com mais de 60 anos de idade. De acordo com Queiroga, são cerca de 7 milhões de brasileiros nessa faixa etária.

“É possível hoje, no final do mês de setembro, já ofertar para os idosos brasileiros uma dose de reforço da vacina. Além dos idosos com mais de 70 anos e dos profissionais de saúde que já foram anunciados como contemplados com o reforço, agora o Ministério da Saúde vai atender aqueles com mais de 60 anos”, disse.

A aplicação do reforço é para as pessoas que tomaram a segunda dose há mais de seis meses, independentemente do imunizante usado no primeiro ciclo de imunização. Até então, essa nova etapa da vacinação está sendo realizada, preferencialmente, com a vacina da Pfizer/BioNTech. Na falta desse imunizante, a alternativa é usar as vacinas de vetor viral Janssen ou Astazeneca.

Até o momento, o governo federal já distribuiu mais de 284,6 milhões de doses de vacina contra a covid-19. Dessas, 233,2 milhões foram aplicadas, sendo 145,2 milhões em primeira dose e 87,9 milhões em segunda dose ou dose única. Mais de 639,1 mil foram doses de reforço para idosos, pessoas imunossuprimidas e profissionais de saúde.

AgênciaBrasil

Mega-Sena, concurso 2.413: ninguém acerta as seis dezenas e prêmio vai a R$ 12,8 milhões


Ninguém acertou as seis dezenas do concurso 2.413 da Mega-Sena, realizado na noite desta terça-feira (28) em São Paulo. O prêmio acumulou.

Veja as dezenas sorteadas: 03 - 22 - 37 - 40 - 41 - 48.

A quina teve 12 apostas ganhadoras; cada uma receberá R$ 114.924,54. A quadra teve 1.759 apostas ganhadoras; cada uma levará R$ 1.120,03.

O próximo sorteio (2.414) será na quinta (30). O prêmio é estimado em R$ 12,8 milhões.

Excepcionalmente, serão três sorteios nesta semana, como parte da série especial Mega-Semana da Primavera.

Para apostar na Mega-Sena

As apostas podem ser feitas até as 19h (horário de Brasília), em qualquer lotérica do país ou pela internet, no site da Caixa Econômica Federal – acessível por celular, computador ou outros dispositivos. É necessário fazer um cadastro, ser maior de idade (18 anos ou mais) e preencher o número do cartão de crédito.

A probabilidade de vencer em cada concurso varia de acordo com o número de dezenas jogadas e do tipo de aposta realizada. Para a aposta simples, com apenas seis dezenas, com preço de R$ 4,50, a probabilidade de ganhar o prêmio milionário é de 1 em 50.063.860, segundo a Caixa.

Já para uma aposta com 15 dezenas (limite máximo), com o preço de R$ 22.522,50, a probabilidade de acertar o prêmio é de 1 em 10.003, ainda segundo a Caixa.

Brasil registra mais 818 mortes por Covid e ultrapassa 595 mil; média móvel está acima de 500 há 15 dias


O Brasil registrou nesta terça-feira (28) 818 mortes por Covid-19 nas últimas 24 horas, com o total de óbitos chegando a 595.520 desde o início da pandemia. Com isso, a média móvel de mortes nos últimos 7 dias ficou em 569. Em comparação à média de 14 dias atrás, a variação foi de -5% e aponta estabilidadeEstamos há 15 dias com essa média acima da marca de 500.

Os números estão no novo levantamento do consórcio de veículos de imprensa sobre a situação da pandemia de coronavírus no Brasil, consolidados às 20h desta terça. O balanço é feito a partir de dados das secretarias estaduais de Saúde.

Veja a sequência da última semana na média móvel:

Quarta (22): 531

Quinta (23): 534

Sexta (24): 565

Sábado (25): 528

Domingo (26): 528

Segunda (27): 524

Terça (28): 569

Em 31 de julho, o Brasil voltou a registrar média móvel de mortes abaixo de 1 mil, após um período de 191 dias seguidos com valores superiores. De 17 de março até 10 de maio, foram 55 dias seguidos com essa média móvel acima de 2 mil. No pior momento desse período, a média chegou ao recorde de 3.125, no dia 12 de abril.

Seis estados e o Distrito Federal estão com alta na tendência da média móvel de óbitos: AC, TO, DF, SE, CE, PR, ES.

Amapá e Sergipe não registraram novas mortes pela doença no último dia.

Em casos confirmados, desde o começo da pandemia, 21.381.393 brasileiros já tiveram ou têm o novo coronavírus, com 16.904 desses confirmados no último dia. A média móvel nos últimos 7 dias foi de 19.206 novos diagnósticos por dia. Isso representa uma variação de +26% em relação aos casos registrados em duas semanas, o que indica alta nos diagnósticos.

Subtenente Eliabe cobra punição para agressores de mulheres


Crédito da Foto: Eduardo Maia
A violência contra a mulher pautou o discurso do deputado Subtenente Eliabe (SDD) durante a sessão ordinária desta terça-feira (28) na Assembleia Legislativa. O parlamentar repercutiu dois casos trágicos ocorridos no último final de semana no Estado, sendo um em Passa e Fica e outro em Mossoró.

“Infelizmente, nesse final de semana, em Passa e Fica um indivíduo matou a esposa, filha, sogra, o sogro e a cunhada. Já em Mossoró um indivíduo ateou fogo na casa da ex-companheira. Ambos por não aceitarem o fim do relacionamento”, contou.

Eliabe repudiou os atos e destacou a necessidade de adoção de políticas públicas mais eficientes para punir os agressores. “Repudiar e condenar esse tipo de comportamento de homens que pensam que as mulheres são propriedades deles. Clamar aos homens que respeitam suas mulheres que se somem a essa luta. Cobrar do Ministério Público, justiça, instituições e a população em geral que não permitamos que isso ocorra. Nesse caso a omissão pode custar uma vida”, clamou.

A indignação do subtenente Eliabe foi compartilhada pelo presidente da Assembleia Legislativa, Ezequiel Ferreira (PSDB). “Uma barbárie que choca todos nós do Rio Grande do Norte e do Brasil”, lamentou.