sexta-feira, 26 de fevereiro de 2021

Vereadora estreia Tribuna tratando sobre Saúde Pública e Inclusão Social


A vereadora Lucianny Guerra, do Republicanos, fez sua estreia na Tribuna da Câmara Municipal falando sobre Saúde Pública e Inclusão Social.

Em primeiro discurso, na segunda Sessão Ordinária, que ocorreu na noite desta quinta-feira (25), a vereadora denunciou fotos graves no âmbito da Assistência Social e da Saúde Pública, cometidos pela Gestão Municipal, no mandato encerrado em dezembro passado.

Segundo Lucianny Guerra tratam-se de falhas que causaram danosos prejuízos aos usuários que das ações dependiam e ainda dependem. Lamentamos a falta de sensibilidade e que práticas dessa natureza possam existir, afirmou a vereadora.

sexta-feira, 19 de fevereiro de 2021

Covid: RN tem 157.800 casos confirmados e 3.437 mortes por Covid-19


O Rio Grande do Norte registrou 157.800 casos confirmados de Covid-19 desde o início da pandemia. A doença vitimou 3.437 pessoas no estado. Os dados estão no boletim epidemiológico da Secretaria de Estado da Saúde Pública do RN (Sesap) desta quinta-feira (18).

Outros 662 óbitos seguem sob investigação.

Em relação ao boletim de quarta-feira (17), são 378 novos casos registrados e 13 mortes a mais - sendo quatro ocorridas nas últimas 24 horas: Natal (3) e Mossoró (1).

O RN tem ainda 73.730 casos suspeitos da doença e outros 352.787 descartados. O número de confirmados recuperados segue em 108.220, e o de inconclusivos, tratados como "Síndrome Gripal não especificada", está em 65.815.

O boletim aponta que 564 pessoas estão internadas no RN por causa da Covid-19, sendo 371 na rede pública e 193 na rede privada. A taxa de ocupação dos leitos críticos (semi-intensivo e UTIs) é de 67% na rede pública e de 77,1% na rede privada.

A Sesap destaca ainda que 402.495 testes de Covid-19 foram realizados em todo o estado, sendo 212.903 RT-PCR (conhecidos também como Swab) e 189.592 sorológicos.

Números do coronavírus no RN

157.800 casos confirmados

3.437 mortes

73.730 casos suspeitos

352.787 casos descartados

108.220 confirmados recuperados

quinta-feira, 18 de fevereiro de 2021

Covid-19: Dez hospitais públicos estão com 100% dos leitos críticos ocupados no RN


Dez hospitais públicos do Rio Grande do Norte estão com 100% dos leitos críticos para Covid-19 ocupados. É o que aponta o Regula RN, plataforma que monitora as internações pela doença em todo o estado. A consulta foi realizada às 17h45 desta quarta-feira (17). Há quatro dias, eram seis.

Os hospitais que estão com lotação máxima são:

Hospital Colônia Dr. João Machado (Natal)

Hospital de Campanha (Natal)

Hospital Giselda Trigueiro (Natal)

Hospital Manoel Lucas de Miranda (Guamaré)

Hospital Maternidade Divino Amor (Parnamirim)

Hospital Regional de João Câmara (João Câmara)

Hospital Regional Dr. Tarcísio de Vasconcelos Maia (Mossoró)

Hospital Regional Lindolfo Gomes Vidal (Santo Antônio)

Hospital Regional Nelson Inácio dos Santos (Assu)

Maternidade Infantil Integrada de São Paulo do Potengi (São Paulo do Potengi)

RN registra 157.422 casos confirmados e 3.424 mortes por Covid-19


O Rio Grande do Norte tem 157.422 casos confirmados de Covid-19 desde o início da pandemia. Foram registradas 3.424 mortes provocadas pela doença no estado. Os dados estão no boletim epidemiológico da Secretaria de Estado da Saúde Pública do RN (Sesap) desta quarta-feira (17).

Outros 651 óbitos seguem sob investigação.

Em relação ao boletim de terça-feira (16), são 272 novos casos registrados e oito mortes a mais - sendo quatro ocorridas nas últimas 24 horas, em Natal (2), São Gonçalo do Amarante (1) e João Câmara (1).

O estado tem ainda 73.756 casos suspeitos da doença e outros 352.494 descartados. O número de confirmados recuperados segue em 108.220, e o de inconclusivos, tratados como "Síndrome Gripal não especificada", também se manteve em 65.816.

De acordo com o boletim, 537 pessoas estão internadas no RN por causa da Covid-19, sendo 354 na rede pública e 183 na rede privada. A taxa de ocupação dos leitos críticos (semi-intensivo e UTIs) é de 63,4% na rede pública e de 73,2% na rede privada.

A Sesap informa ainda que 401.842 testes de Covid-19 foram realizados em todo o estado, sendo 212.252 RT-PCR (conhecidos também como Swab) e 189.590 sorológicos.

Números do coronavírus no RN

157.422 casos confirmados

3.424 mortes

73.756 casos suspeitos

352.494 casos descartados

108.220 confirmados recuperados

Vacinação contra a Covid: como saber se a dose foi aplicada? Posso filmar? Veja passo a passo


Após denúncias de fraude na aplicação das vacinas contra a Covid-19 no Brasil, o G1 conversou com especialistas para entender como funciona o passo a passo da vacinação. Nesta reportagem, você verá as respostas para as seguintes perguntas:

Como vou saber se a vacina foi aplicada?

Posso pedir para ver a seringa?

Posso filmar a aplicação da vacina?

O profissional precisa usar luva para aplicar a vacina?

Quem está aplicando a vacina precisa usar máscaras N95/PFF2 ou proteção facial? E quem recebe?

É necessário quem está aplicando usar óculos de proteção facial?

Por que alguns profissionais apertam o braço da pessoa que vai ser vacinada antes de aplicar?

O material é descartável?

Cada dose tem quantos mL?

Quantas doses vêm em cada frasco?

Qual a capacidade de uma seringa?

O que é o “espaço morto” da seringa?

1. Como vou saber se a vacina foi aplicada?

Preste atenção ao êmbolo (parte do meio da seringa, que "empurra" o líquido).

A enfermeira epidemiologista Ethel Maciel, que também é professora titular da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), explica o processo. "Quando você administra a vacina, primeiro aspira para ver se não pegou nenhum vaso sanguíneo, para ver se não vem nenhum sangue. Depois você aperta o êmbolo, que é a parte do meio da seringa, para poder administrar o conteúdo", afirma

"A recomendação é prestar atenção se foi administrado o conteúdo da seringa, que contém a vacina", aconselha a professora.

O advogado e médico sanitarista Daniel Dourado reforça a recomendação do êmbolo.

"É bem simples olhar e ver se a vacina foi aplicada: ficar atento ao êmbolo", diz.

PGR denuncia ao STF deputado Daniel Silveira, preso em flagrante por crime inafiançável


A Procuradoria-Geral da República (PGR) denunciou nesta quarta-feira (17) ao Supremo Tribunal Federal (STF) o deputado Daniel Silveira (PSL-RJ). A acusação foi apresentada minutos após o plenário manter, por unanimidade, a prisão em flagrante do parlamentar por crime inafiançável.

Silveira foi preso na noite desta terça-feira (16) por ordem do ministro Alexandre de Moraes, no âmbito do inquérito que investiga ataques aos ministros do tribunal e notícias fraudulentas.

A denúncia foi feita no âmbito do inquérito dos atos antidemocráticos, aberto em abril do ano passado no Supremo a pedido do Ministério Público. A PGR acusa Silveira de:

praticar agressões verbais e graves ameaças contra ministros da Corte para favorecer interesse próprio, em três ocasiões;

incitar o emprego de violência e grave ameaça para tentar impedir o livre exercício dos Poderes Legislativo e Judiciário, por duas vezes, e

incitar a animosidade entre as Forças Armadas e o STF, ao menos uma vez.


 

quinta-feira, 11 de fevereiro de 2021

Participação de Lucianny Guerra no Café com Noticias cria expectativas


A participação da vereadora Lucianny Guerra no programa Café com Notícias desta quinta-feira (11/02), gerou expectativas na sociedade de Assú e do Vale.

Lucianny fez citações de prováveis praticas administrativas que, se comprovadas, podem gerar prejuízos financeiros e à Saúde da população.

Segundo a vereadora há denúncias de não acolhimento de pacientes, especialmente os acometidos por Covid 19, para as unidades UCI e UTI, bem como para a Clínica Médica.

De acordo com Lucianny Guerra a UPA/Assu está regulando pacientes diretamente para outras unidades hospitalares, especialmente para Mossoró, quando deveria regular para o Regional de Assú.

Vereadora Lucianny Guerra cobra explicações ao Hospital Regional de Assu


A vereadora Lucianny Guerra, do Republicanos/Assú, cobrou explicações da direção do Hospital Regional do Açu, Nelson Inácio dos Santos, quanto as ações e serviços no período de 2009 a 2020, no tocante ao processamento da produção hospitalar no referido período.

A cobrança foi feita através do Ofício003/2021, recebido pelo diretor administrativo da unidade, Marcone Filho, que responde interinamente pala direção geral do Hospital.

Segundo a vereadora o objetivo é comparar os serviços pactuados pelos municípios que compõe a 8ª Regional do Saúde, num total de 12 municípios, e as ações executadas no período.

quarta-feira, 10 de fevereiro de 2021

TRE-RN declara ex-governador Robinson Faria inelegível por 8 anos


O Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte (TRE-RN) tornou nesta terça-feira (9), por maioria de votos, o ex-governador do estado Robinson Faria (PSD) inelegível pelos próximos oito anos. A declaração de inelegibilidade foi pela prática de abuso de poder econômico e político nas Eleições de 2018. Outros cinco agentes públicos também ficaram inelegíveis.

Em nota, a defesa de Robinson Farias informou que irá recorrer ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE), "com a certeza de que essa injustiça será reparada".

A nota, assinada pelo advogado Felipe Cortez, diz que a defesa recebeu "com surpresa a desproporcionalidade da decisão do TRE/RN que o tornou inelegível" e que o "ex-governador foi condenado por fatos que tecnicamente sequer caberia condenação, como decidiram os juízes Fernando Jales, Carlos Wagner e Adriana Magalhães", que votaram contra a condenação.

De acordo com a Procuradoria Regional Eleitoral, o ex-governador e os demais envolvidos utilizaram recursos públicos em ações institucionais de maneira que comprometeram a isonomia do pleito.

Robinson Faria, eleito para a gestão de 2015 a 2018, era o então governador do estado no período daquela eleição.

"Os fatos trazidos à apreciação confluem para o mesmo propósito: a prática sistemática, reiterada e ostensiva de ações governamentais, com a utilização exacerbada e recursos públicos, objetivando massificar na mente do eleitorado a ideia de que a permanência do então governador seria a melhor opção na disputa pela administração estadual que se avizinhava", disse o desembargador Ibanez Monteiro, relator do processo, durante o seu voto.

O voto do relator foi acompanhado pelos juízes Geraldo Mota e Érika Paiva e também pelo desembargador Gilson Barbosa, responsável pelo voto de desempate. O julgamento, que havia começado em 29 de janeiro, terminou com quatro votos favoráveis à inelegibilidade do ex-governador e três contra.

A maioria do TRE entendeu que o governador usufruiu do cargo político do momento para se promover na disputa eleitoral daquele ano.

"Não se tratou de um fato isolado, mas de várias condutas com nítida conotação político-eleitoral, as quais foram realizadas durante o período eleitoral ou mesmo no período vedado, com temáticas pertinentes às áreas de interesse do eleitorado, enaltecendo a administração e, por conseguinte, a necessidade de sua permanência", completou o relator.

Polícia Federal prende dois homens com 500 comprimidos de ecstasy em carrinho de brinquedo no RN


Dois homens suspeitos de tráfico de drogas foram presos em flagrante na tarde desta terça-feira (9), em uma agência dos Correios na cidade de Caicó, na região Seridó do Rio Grande do Norte. A Polícia Federal, com apoio da Polícia Civil, apreendeu com eles aproximadamente 500 comprimidos com característica de ecstasy.

Com o auxílio de cães, a PF detectou um pacote suspeito enviado de São Paulo durante inspeção nas encomendas postais no centro de distribuição dos Correios em Natal. O destinatário era uma pessoa de Caicó.

Os policiais, então, seguiram para Caicó e aguardaram a encomenda ser retirada para abordar os suspeitos na saída da agência. O pacote foi aberto e continha um carrinho de brinquedo, que trazia, camuflado na carroceria, um saco plástico com os comprimidos.

Os dois suspeitos receberam voz de prisão e, ao serem identificados, um deles apresentou documentação falsa, de acordo com a Polícia Federal. Eles foram conduzidos e autuados na Delegacia da Polícia Civil de Caicó - a dupla será indiciada por tráfico interestadual de drogas. 

RN tem 145.729 casos confirmados e 3.365 mortes por Covid-19


O Rio Grande do Norte registra 145.729 casos confirmados e 3.365 mortes por Covid-19 desde o início da pandemia. Os números foram atualizados nesta terça-feira (9) no boletim epidemiológico da Secretaria de Estado da Saúde Pública do RN (Sesap). Outros 597 óbitos estão sob investigação.

Em comparação com o boletim de segunda-feira (8), foram 25 mortes a mais registradas, sendo seis nas últimas 24 horas - em Natal (3), São José de Mipibu, Parnamirim e Doutor Severiano. Os casos confirmados foram 459 a mais neste período.

O RN tem ainda 86.312 casos suspeitos da doença e outros 334.422 descartados. O número de confirmados recuperados se manteve em 104.832, e o de inconclusivos, tratados como "Síndrome Gripal não especificada", segue em 65.820.

O boletim da Sesap destaca que 485 pessoas estão internadas por causa da Covid-19 no RN, sendo 349 na rede pública e 136 na rede privada. A taxa de ocupação dos leitos críticos (semi-intensivo e UTIs) é de 51,9% na rede pública e de 51% na rede privada.

No total, já foram realizados 391.892 testes para Covid-19 em todo o estado, sendo 206.536 RT-PCR (conhecidos também como Swab) e 185.356 sorológicos.

Números do coronavírus no RN

145.729 casos confirmados

3.365 mortes

86.312 casos suspeitos

334.422 casos descartados

104.832 confirmados recuperados

Governo do RN paga R$ 2,4 milhões da contrapartida do Garantia Safra


O Governo do Estado do Rio Grande do Norte informou que pagou nesta segunda-feira (8), R$ 2,4 milhões da contrapartida do Programa Garantia Safra 2019/2020. O valor deve atende cerca de 24 mil agricultores familiares do estado em caso de perdas na produção agrícola.

O valor é referente as cotas de 119 municípios das regiões do Alto Oeste, Seridó, Assú/Mossoró, Apodi, Agreste, Mato Grande, Potengi e Trairi. Além da contrapartida do estado, os recursos para o pagamento são provenientes também de contribuições da União (R$ 102,00), municípios (R$ 340,00) e agricultores familiares (R$ 17,00 ). Esse valor é pago por cada agricultor inscrito no programa.

Caso sejam comprovadas perdas de 50% ou mais na produção agrícola, cada agricultor recebe um R$ 850 para amenizar os prejuízos. O programa assegura uma renda mínima aos agricultores e agricultoras familiares que vivem no semiárido. O seguro é para quem plantou milho, feijão, mandioca, arroz e algodão. O seguro é pago em caso de seca ou enchente.

Municípios que aderiram ao programa

Região 1

Região 1: Acari, Açu, Água Nova, Alexandria, Alto do Rodrigues, Antônio Martins, Apodi, Areia Branca, Augusto Severo, Baraúna, Bodó, Caicó, Caraúbas, Carnaúba dos Dantas, Carnaubais, Cerro Corá, Coronel João Pessoa, Currais Novos, Encanto, Equador, Florânia, Frutuoso Gomes, Governador Dix-Sept Rosado, Ipanguaçu, Ipueira, Itaú, Janduís, Jardim do Seridó, João Dias, José da Penha, Jucurutu, Lagoa Nova, Lucrécia, Luís Gomes, Major Sales, Marcelino Vieira, Martins, Messias Targino, Mossoró, Olho-d'Água do Borges, Ouro Branco, Paraú, Parelhas, Patu, Pau dos Ferros, Pendências, Pilões, Porto do Mangue, Rafael Fernandes, Rafael Godeiro, Riacho da Cruz, Riacho de Santana, Rodolfo Fernandes, Santana do Matos, Santana do Seridó, São Francisco do Oeste, São João do Sabugi, São Miguel, São Rafael, São Vicente, Serra do Mel, Serra Negra do Norte, Serrinha dos Pintos, Severiano Melo, Taboleiro Grande, Tenente Ananias, Tenente Laurentino Cruz, Timbaúba dos Batistas, Triunfo Potiguar, Umarizal, Upanema, Venha-Ver, Viçosa.

Região 2

Afonso Bezerra, Angicos, Barcelona, Bento Fernandes, Bom Jesus, Caiçara do Rio do Vento, Campo Redondo, Coronel Ezequiel, Espírito Santo, Fernando Pedroza, Guamaré, Ielmo Marinho, Jaçanã, Japi, Jardim de Angicos, João Câmara, Lagoa de Velhos, Lajes, Lajes Pintadas, Macaíba, Monte das Gameleiras, Parazinho, Passa e Fica, Pedra Grande, Pedra Preta, Pedro Avelino, Pureza, Riachuelo, Ruy Barbosa, Santa Cruz, Santa Maria, Santo Antonio, São Bento do Norte, São Bento do Trairi, São José do Campestre, São Miguel do Gostoso, São Paulo do Potengi, São Pedro, São Tomé, Senador Elói de Souza, Serra Caiada, Serra de São Bento, Serrinha, Sítio Novo,Tangará,Touros.

quinta-feira, 4 de fevereiro de 2021

Campanha de vacinação contra febre aftosa imuniza 93,64% do rebanho no RN


A segunda etapa da campanha de vacinação contra a febre aftosa imunizou 93,4% do rebanho do Rio Grande do Norte. O balanço foi divulgado pelo Instituto de Defesa e Inspeção Agropecuária do RN nesta quarta-feira (3).

Esta fase da campanha foi iniciada em novembro e precisou ser prorrogada devido à pandemia do novo coronavírus, além do calendário de eleições municipais, com o intuito de contar com uma maior adesão por parte dos produtores. O Idiarn constatou que, mesmo com esses acontecimentos, os índices se mantiveram positivos e que o RN segue entre as maiores coberturas vacinais de todo o Nordeste.

A primeira etapa da campanha de vacinação contra a febre aftosa de 2021 será realizada durante o mês de maio, em todos os municípios do Rio Grande do Norte. Nessa etapa, a vacinação será obrigatória para os animais de todas as idades. 

Vacina: RN aplica segunda dose da CoronaVac entre 10 e 17 de fevereiro; estado vai receber mais 51 mil doses


A Secretaria de Estado da Saúde Pública do RN (Sesap) informou nesta quarta-feira (3) que a aplicação da segunda dose das vacinas contra a Covid-19, da CoronaVac, acontecerá entre os dias 10 e 17 de fevereiro. Essas datas são apenas para quem recebeu as primeiras doses da vacinação (profissionais da saúde e idosos institucionalizados), que começou no dia 20 de janeiro.

A decisão foi informada em uma reunião com o Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do RN (Cosems-RN) e da Secretaria Municipal de Saúde de Natal. A distribuição das vacinas ficou acordada para começar na próxima segunda-feira (8).

Além disso, o prefeito Álvaro Dias (PSDB), em reunião com o ministro da Saúde Eduardo Pazuello, disse que foi confirmado o recebimento de mais 51.800 doses da vacina da CoronaVac até o próximo fim de semana em todo o estado.

Enquanto aguarda a chegada, os municípios se organizam para a aplicação da segunda dose. As datas entre 10 e 17 de fevereiro foram definidas baseadas na norma técnica da CoronaVac, que aponta que o espaço entre a primeira e a segunda dose deve ser de 21 a 28 dias.

Essa etapa só serve para pessoas que tomaram a primeira dose no lote inicial, utilizado na abertura do plano de operacionalização para vacinação contra a Covid-19 do estado. "A vacina só será aplicada em quem levar o seu cartão físico, mostrando que tomou a CoronaVac e na data certa", explicou a subsecretária de planejamento e gestão da Sesap, Lyane Ramalho.

As segundas doses para quem recebeu a vacina de Oxford/AstraZeneca são aplicadas apenas após 12 semanas.

Novas doses

Segundo o prefeito Álvaro Dias, mais 51.800 doses (259 caixas) da CoronaVac, produzidas em parceria com o Instituto Butantan, serão encaminhadas para o estado até o fim de semana. A informação foi repassada ao prefeito pelo ministro da Saúde Eduardo Pazuello durante audiência. Álvaro Dias cumpre agenda em Brasília.

Segundo o prefeito, a previsão é de que aproximadamente 13 mil doses fiquem em Natal, considerando que a cidade abriga 25,19% da população do Estado.

“Tratamos de vários assuntos, entre eles a questão das vacinas, que é uma grande preocupação para o povo de Natal e de todo o Rio Grande do Norte. A boa notícia é que até a próxima sexta-feira nós vamos ter disponíveis a nossa parcela de imunizantes para continuar vacinando o público prioritário do plano de imunização", disse o prefeito.

Durante a reunião em Natal, Sesap e municípios também definiram que as próximas vacinas a chegar serão destinadas prioritariamente a idosos acima de 75 anos que estejam acamados e idosos acima de 85 anos.

A medida segue dados técnicos, pois estes grupos são os mais vulneráveis à Covid-19. O direcionamento será oficializado por meio de nota técnica, a ser encaminhada aos municípios.

Governo Fatima Bezerra tem novo lider na Assembleia Legislativa do RN


O deputado estadual Francisco Medeiros (PT) é o novo líder do governo na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte. O anúncio foi feito nesta quarta-feira (3) pela governadora Fátima Bezerra (PT) após reunião com a bancada governista.

"(Francisco) Um parlamentar qualificado, ex-prefeito muito bem avaliado da cidade de Parelhas, e um deputado atuante, que conhece o estado e defende os interessantes da população", comentou a governadora.

O deputado George Soares (PL), que era o líder do governo, assumirá a primeira secretaria da Mesa Diretora da ALRN. "A partir de agora terei uma missão igualmente importante à frente da primeira secretaria e achei por bem conversar com a governadora para que fosse realizado um rodízio entre nós da bancada", disse George.

Francisco Medeiros comentou que encara o desafio como "uma importante missão para ajudar o povo do Rio Grande do Norte e fazer o governo Fátima avançar cada dia mais". 

Congresso abre Ano Legislativo


Com as presenças dos presidentes da República, Jair Bolsonaro; do Supremo Tribunal Federal, Luiz Fux; da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), e do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG), o Congresso abriu as atividades legislativas em 2021. Antes de começar a sessão, parlamentares de oposição chamaram Bolsonaro de "genocida" e "fascista". Já aliados do presidente gritaram "mito". Bolsonaro respondeu: "Nos encontramos em 22". Da cadeira da presidência, ao lado do presidente da República, Rodrigo Pacheco pediu ao plenário que desse uma oportunidade à "pacificação".

No discurso, Bolsonaro listou o que apontou como "realizações" do governo federal e disse que o governo garantirá dinheiro para a vacinação contra a Covid-19.

"O governo federal se encontra preparado e estruturado em termos financeiros, organizacionais e logísticos para executar o Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19. Com isso, seguimos envidando todos os esforços para o retorno à normalidade na vida dos brasileiros", afirmou.

Mais cedo, em pronunciamento conjunto, Lira e Pacheco defenderam reformas e a agilidade na vacinação contra a Covid-19.

"Assegurar, de forma prioritária, que todos os recursos para aquisição de vacinas estejam disponíveis para o Poder Executivo e que não faltem meios para que toda a população possa ser vacinada no prazo mais rápido possível; e que a peça orçamentária a ser votada garanta que cada brasileiro terá a certeza de que o dinheiro do seu imposto estará disponível para sua vacina", afirma o documento lido por Pacheco e Lira.

Ministério diz que negocia 30 milhões de doses das vacinas Sputnik V e Covaxin


Ministério da Saúde afirmou nesta quarta-feira (3) que vai se reunir na próxima sexta-feira (5) com representantes do instituto russo Gamaleya, fabricante da vacina Sputnik V, e do laboratório indiano Bharat Biotech, fornecedor do imunizante Covaxin, para negociar a compra de mais 30 milhões de doses de vacinas contra a Covid-19.

Vacinas contra Covid: imunização em massa já aponta queda de infecções e internações em Israel

Vacina de Oxford tem 76% de eficácia em pacientes após três semanas da primeira dose

"A decisão de avançar as negociações ocorre após a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) autorizar o novo protocolo com simplificação do processo de concessão de uso emergencial e temporário de vacinas, dispensando a realização de estudos clínicos de fase III. A expectativa da pasta é ter acesso aos imunizantes ainda em fevereiro", afirmou o Ministério da Saúde.

Mudança na regra

Anvisa retirou a exigência de estudos de fase 3 conduzidos no Brasil para aprovação de uso emergencial das vacinas contra a Covid-19. Nos casos em que isso ocorrer, a empresa diz que o prazo de análise do pedido será de até 30 dias.

O gerente de medicamentos da Anvisa, Gustavo Mendes, diz que agora a orientação do guia é que o estudo de fase 3 deve ser "preferencialmente" conduzido também no Brasil. Segundo Mendes, quando a empresa optar por não conduzir o estudo no Brasil, deve atender outros critérios:

Acompanhamento dos participantes para a avaliação de eficácia e segurança dos participantes do estudo por pelo menos 1 ano;

​Garantia de acesso aos dados gerados em sua totalidade;

​Demonstração que estudos pré-clínicos e clínicos foram conduzidos conforme as diretrizes aceitas nacional e internacionalmente.

Ainda o caso de estudos de fase 3 não conduzidos no Brasil, a Anvisa coloca como condição para a empresa:

Comprometer-se a concluir o desenvolvimento da vacina em todos os aspectos, apresentar e discutir os resultados com a Anvisa;

Prazo de análise para vacinas sem estudo desenvolvido aqui no Brasil será de até 30 dias.

O gerente disse ainda que é importante destacar que a empresa que não teve desenvolvimento clínico no Brasil deve se comprometer a pedir o registro sanitário no país.

Impacto no portfólio de vacinas

A decisão pode facilitar importação de vacinas como a Sputnik V e a da Moderna, que têm estudos de fase 3 com resultados publicados em revistas científicas, mas conduzidos fora do país.

Antes, a Anvisa exigia que qualquer fabricante de vacinas conduzisse testes de fase 3 no Brasil para que pudesse pedir o uso emergencial. Quatro desenvolvedores fizeram testes no país: a Pfizer, a Johnson, Oxford e a Sinovac. Até agora, apenas as vacinas de Oxford e da Sinovac foram aprovadas emergencialmente e estão sendo aplicadas na população.

Dessas duas, só Oxford publicou resultados preliminares em uma revista científica de seus testes de fase 3 – que é quando a vacina é testada em larga escala, com milhares de voluntários, para avaliar sua segurança e eficácia.

Pfizer, que publicou os resultados e fez testes no Brasil, ofereceu doses ao país, mas ainda não teve aprovação de uso emergencial da Anvisa e as negociações com o governo federal têm enfrentado obstáculos.

segunda-feira, 1 de fevereiro de 2021

Reunião do Polo Sindical Assú/Mossoró discute ações para 2021


Reunidos na sede do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Agricultores e Agricultoras Familiares de Assú, nesta última sexta-feira (30), representantes do Polo Sindical Assú/Mossoró discutiu plano de ações para o ano de 2021.

Presidida pelo Sr. Francisco de Assis da Silva, presidente do STTRF/Assú e do Polo Sindical, o encontro contou ainda com as presenças do Sr. Manoel Candido e Antônia Dantas, presidente e diretora da FETARN, respectivamente.

Durante os trabalhos vários temas foram abordados, dentre outros a revalidação das autorizações para desconto em folha, por parte dos aposentados; a necessidade da mais interação com o público alvo, especialmente a juventude.

Segundo Manoel Candido, sempre foi uma preocupação dos Sindicatos e da FETARN e de outras instituições da classe, a aproximação e as discussões sobre os avanços, direitos e deveres dos trabalhadores e trabalhadoras rurais, motivo maior desses encontros.

Enquanto que o presidente do Polo Assú/Mossoró, Francisco de Assis da Silva – Diassis do Sindicato, enalteceu a iniciativa da FETARN, defendeu a aproximação do Sindicato com o trabalhador e trabalhadora rural, levando para o Campo o dialogo com os usuários, principalmente diante do novo quadro das Reformas Trabalhistas e Previdenciária.  

Covid-19: Natal abre mais 28 salas de vacina para atender profissionais de saúde a partir desta segunda-feira


Mais 28 salas de vacina estarão disponíveis a partir desta segunda-feira (1º) para imunizar os profissionais de saúde de Natal. Os quatro pontos de drive-thru seguem em funcionamento, assim como as outras seis salas de vacina de Unidades Básicas de Saúde que já aplicavam as doses.

Os profissionais de saúde precisam ter vínculo ativo comprovado em clínicas médicas e odontológica, laboratórios, ILPs/Residências Terapêuticas. Todos devem apresentar no ato da vacinação Auto Declaração impressa (disponível no site da prefeitura), Declaração de Vínculo (impressa) com o estabelecimento indicado na Auto Declaração ou Carteira de Trabalho e Carteira de Classe.

A Secretaria Municipal de Saúde informa ainda que os profissionais de saúde das categorias já contempladas anteriormente têm até quarta-feira (3) para se vacinar.

A SMS contabiliza, até o momento, 20.431 profissionais de saúde e idosos institucionalizados vacinados contra a Covid-19.

Os quatro drives e salas de vacina (Arena das Dunas, Via Direta, Palácio dos Esportes e Ginásio Nélio Dias) funcionam de segunda a quinta-feira, das 8h às 16h.

As salas de vacinação das Unidade Básicas de Saúde funcionam de segunda a sexta, das 8h às 11h30 e das 13h30 às 16h.

Confira a lista das 28 Unidades de Saúde que estarão vacinando profissionais de saúde a partir desta segunda-feira (1º):

Distrito Sul - Nova Descoberta, Candelária, Pirangi, Rosangela Lima, Cidade Satélite.

Distrito Leste - Brasília Teimosa, São João, Alecrim, Passo da Pátria, Aparecida

Norte 1 - Redinha, Pajuçara, Vista Verde, Nova Natal, Nordelândia.

Norte 2 - Vale Dourado, Panatis, Nova Aliança, Santarém, Igapó, Jardim Progresso.

Oeste - Felipe Camarão II, Nazaré, Km06, USF Quintas, Bom Pastor, Guarapes e Novo Horizonte.

1º Enem digital da história tem falhas técnicas no sistema e abstenção alta: 68%


A primeira experiência de um Enem digital, que tem prazo de 5 anos para atingir 100% dos estudantes, teve menos de 30 mil participantes e problemas técnicos que deixaram candidatos sem prova em alguns locais. A abstenção foi de 68% entre os 96 mil candidatos confirmados.

O Enem digital registrou problemas como:

Uma espera de 2 horas para o início da prova para candidatos de Belo Horizonte. Um dos alunos deixou o exame porque disse que começou a passar mal;

Estudantes foram dispensados após erro no sistema em Taguatinga, no Distrito Federal;

No Tocantins, dificuldades técnicas foram registradas e alunos foram mandados para casa;

No Amapá, o único local do exame no estado teve problemas no prédio e foi interditado.

 

Eleição na Câmara: conheça o perfil dos candidatos que disputam a presidência


Câmara dos Deputados realiza eleição nesta segunda-feira (1º) para escolher o presidente que irá comandar a casa legislativa no biênio 2021-2022.

Oito candidatos estão na disputa, que será definida em votação secreta e presencial. O registro de candidaturas poderá ser feito até a reta final.

Para ser eleito no primeiro turno, o candidato precisa obter a maioria absoluta (metade mais um) dos votos desde que 257 deputados tenham votado. No segundo turno, basta maioria simples.

Alexandre Frota (PSDB-SP)

Apoios - Candidatura avulsa

Dados pessoais - Alexandre Frota de Andrade, natural do Rio de Janeiro (RJ), 57 anos, casado e três filhos

Escolaridade - Ensino médio

Arthur Lira (PP-AL)

Apoios - PP, PL, PSD, Republicanos, Avante, Pros, Patriota, PSC, PTB e PSL.

Dados pessoais - Arthur César Pereira de Lira, natural de Maceió (AL), 51 anos, casado e cinco filhos

Escolaridade - Formado em direito pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL)

André Janones (Avante-MG)

Apoios - Candidatura avulsa.

Dados pessoais - André Luis Gaspar Janones, natural de Ituiutaba (MG), 36 anos, solteiro, sem filhos.

Escolaridade - Formado em Direito pela Universidade do Estado de Minas Gerais

Baleia Rossi (MDB-SP)

Apoios - PT, MDB, PSB, PSDB, PDT, Cidadania, PV, PCdoB, Rede e Solidariedade

Dados pessoais - Luiz Felipe Baleia Tenuto Rossi, natural de São Paulo (SP), 48 anos, casado, três filhas

Escolaridade - Formado em Ciências Jurídicas e Sociais, pela Universidade de Ribeirão Preto (Unaerp)

Fábio Ramalho (MDB-MG)

Apoios - Candidatura avulsa.

Dados pessoais - Fábio Augusto Ramalho dos Santos, natural de Brasília (DF), 59 anos, solteiro, sem filhos

Escolaridade - Direito pela Fundação Educacional Nordeste Mineiro (Fenord)

General Peternelli (PSL-SP)

Apoios - Candidatura avulsa.

Dados pessoais - Roberto Sebastião Peternelli Junior, natural de Ribeirão Preto (SP), 66 anos, casado, quatro filhos.

Escolaridade - Formado na Academia Militar das Agulhas Negras, graduou-se em administração de empresas pela Universidade Gama Filho (RJ). Tem mestrado e doutorado.

Luiza Erundina (PSOL-SP)

Apoios - PSOL.

Dados pessoais - Luiza Erundina de Sousa, natural de Uiraúna (PB), 86 anos, solteira, sem filhos.

Escolaridade - Graduação em Serviço Social pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e mestrado em Ciências Sociais pela Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo.

Marcel Van Hattem (Novo-RS)

Apoios - Novo.

Dados pessoais - Marcel Van Hattem, natural de São Leopoldo (RS), 35 anos, solteiro, sem filhos

Escolaridade - Mestre em Ciência Política pela Universidade de Leiden, na Holanda, mestre em Jornalismo Internacional pela Universidade de Aarhus, na Dinamarca, e bacharel em Relações Internacionais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)