segunda-feira, 30 de novembro de 2020

Pela 1ª vez PT não faz prefeito em capitais do Brasil


É a primeira vez que isso ocorre desde a redemocratização.

Sem nenhum eleito nessas cidades no primeiro turno, o partido disputou no Recife, com Marília Arraes, e em Vitória, com João Coser, neste domingo.

Perdeu nas duas.

Em 2016, em capitais, só venceu em Rio Branco. Marcus Alexandre (PT) deixou o mandato para disputar o governo do Acre em 2018. Perdeu.

DO TL

Com a derrota dos candidatos apoiados por Jair Bolsonaro desde o 1º turno a eleição de 2020 vai se caracterizando como um pleito em que o Centro venceu.

Os radicais de esquerda e direita saem em declínio das urnas.

 

 

 

 

quinta-feira, 26 de novembro de 2020

PF cumpre mandados no RN e na Bahia em operação de combate a roubos de agências dos Correios, bancos e carros-fortes


A Polícia Federal cumpre mandados de prisão e de busca e apreensão no RN e na Bahia em uma operação de combate a roubos de agências dos Correios, bancos e carros-fortes. Na ação, a PF contou com apoio da Polícia Civil e Polícia Militar.

Os mandados são cumpridos em Parnamirim e Nísia Floresta, no Rio Grande do Norte, e em Simões Filho, na Bahia. Ao todo são 2 mandados de prisão preventiva e 8 mandados de busca e apreensão expedidos pela 15ª Vara Federal de Ceará-Mirim.

De acordo com a Polícia Federal, as investigações tiveram início em abril deste ano quando um dos integrantes do grupo criminoso foi preso em Camaçari, na Bahia. Naquela oportunidade, foram apreendidos 6 fuzis, 49 carregadores e 1.200 munições que estavam em um veículo dirigido pelo acusado.

Os presos na operação desta quinta (26) responderão pelos delitos de organização criminosa, roubo qualificado e porte ilegal de arma de fogo de uso restrito.

RN tem 28,5 mil testes para Covid-19 que vencem até o fim de dezembro, diz Sesap


O Rio Grande do Norte tem 28,5 mil testes RT-PCR para Covid-19 com prazo de validade até o fim de dezembro de 2020. Segundo a Secretaria de Estado da Saúde Pública do RN (Sesap), há a possibilidade desses testes não serem usados antes do vencimento, pois "não se adequam aos kits de extração manual adquiridos pelo Lacen (Laboratório Central de Saúde Pública)".

Essa incompatibilidade ocorre também em outros laboratórios pelo Brasil e, segundo a pasta, a Coordenação Geral de Laboratórios de Saúde Pública (CGLAB), do Ministério da Saúde (MS), informou que busca alternativas para a situação.

Os kits usados nos testes RT-PCR que têm validade até dezembro são de extração automatizada.

O Ministério da Saúde diz que espera receber ainda esta semana estudos sobre a viabilidade de estender a validade dos testes no Brasil. A reportagem entrou em contato com o MS para tratar sobre a situação no Rio Grande do Norte, mas até a última atualização da matéria não recebeu retorno.

Assim, os 28,5 mil testes só conseguirão ser usados, caso haja uma definição da questão a tempo. Até o momento, a Sesap alega não ter o kit referente.

"Os kits e equipamentos de extração automatizada que se adequam aos testes enviados pelo Ministério (da Saúde) e que foram prometidos não vieram", disse em nota.

A pasta explicou que o kit de extração manual utilizado pelo Lacen dá mais rapidez na liberação do exame.

"O Estado fez a aquisição desses kits de extração manual que permitiram durante esses últimos quatro meses que o Lacen liberasse os resultados em no máximo 24 horas", explicou Derley Galvão, diretor do Lacen.

De acordo com o diretor, através da extração manual, o laboratório "consegue faze uma quantidade idêntica de exames num menor tempo" do que se usasse a extração automatizada.

Segundo a Secretaria de Estado da Saúde Pública, o Governo do RN e o Ministério da Saúde adquiriram insumos para realização dos testes e não há falta desse material no estado.

A Sesap informou ainda que tem capacidade para analisar 1 mil testes de Covid-19 por dia. A média diária de exames feitos, no entanto, está abaixo disso. Na última semana, houve um aumento e foram 700 testes analisados por dia. A média do meses anteriores era de 300.

14 estados somam mais de 400 mil testes de Covid-19 com vencimento em dezembro


O total de testes de diagnóstico de Covid-19 cujo prazo de validade acaba em dezembro chega a 417 mil unidades em 14 estados, conforme levantamento do G1.

G1 buscou dados dos 27 estados, mas obteve resposta de 15. Com exceção do Amazonas, todos possuem alguma quantidade de testes em estoque. Entre esses estados, São Paulo (SP), Goiás (GO), Paraná (PR), Rio Grande do Sul (RS) e Rio Grande do Norte (RN) responderam que não podem garantir que será possível usar todos antes do fim do prazo, mas somente em um destes estados - o Rio Grande do Norte - o problema apontado foi a falta de insumos.

 No caso do RN, o problema apontado é que os testes disponíveis não são compatíveis com a tecnologia de processamento disponível no estado. Segundo a secretaria, os testes "não se adequam aos kits de extração manual adquiridos pelo Lacen (Laboratório Central de Saúde Pública)". O estado aguarda definição do Ministério da Saúde.

A situação nos estados é diferente dos 7 milhões de testes estocados pelo Ministério da Saúde, já que o material que está sob guarda do governo federal não chegou a ser distribuído e não tem previsão imediata de uso. Nesta quarta-feira (25), em audiência na Câmara, o secretário de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, Arnaldo Correia Medeiros, disse que o prazo de validade pode ser ampliado em 4 meses.

No Paraná, a capacidade de processamento é de 5 mil, o que, em tese, garante o uso de todos os testes antes do vencimento. Entretanto, os responsáveis dizem que não é possível garantir que a quantidade diária de testes seguirá essa média.

Já no Rio Grande do Sul há quase 32 mil testes perto do vencimento, e as autoridades de saúde relatam que estão consultando o Ministério da Saúde sobre o uso com o período de validade estendido.

Luto Argentino


O governo da Argentina declarou luto oficial de três dias após a morte do maior jogador da história do país e lenda do futebol mundial, Diego Armando MaradonaO corpo do ídolo será velado na Casa Rosada, a sede da presidência argentina em Buenos Aires, a partir desta quinta. Estima-se que 1 milhão de pessoas participem do funeral.

O corpo de Maradona chegou ao Palácio Presidencial no início desta madrugada. Familiares, amigos mais próximos e jogadores campeões mundiais em 1986, no México, estão no complexo.

velório ocorre na mesma capela onde foi velado o ex-presidente argentino Néstor Kirchner, que morreu há 10 anos.

Na noite desta quarta, uma multidão saiu às ruas de Buenos Aires em plena pandemia para lamentar a morte do ídolo. Milhares de pessoas amanheceram na frente da Casa Rosada.

craque argentino sofreu uma parada cardiorrespiratória em sua casa na cidade de Tigre, na região metropolitana da capital. Conhecido como "El Pibe de Oro", o jogador passou por uma delicada cirurgia no cérebro no começo do mês e recebeu alta oito dias depois, após drenar uma pequena hemorragia cerebral.

 

quinta-feira, 5 de novembro de 2020

Biden lidera em Nevada; Trump está à frente em 4 estados


Confira como está a votação nos 5 estados onde as projeções ainda não apontam um vencedor:
Nevada (75% dos votos projetados): Biden lidera por 0,6 ponto percentual (49,3% x 48,7%)
Geórgia (98% dos votos projetados): Trump lidera por 0,5 ponto percentual (49,6% x 49,1%)
Carolina do Norte (94% dos votos projetados): Trump lidera por 1,4 ponto percentual (50,1% x 48,7%)
Pensilvânia (89% dos votos projetados): Trump lidera por 2,6 pontos percentuais (50,7% x 48,1%)
Alasca (50% dos votos projetados): Trump lidera por 29 pontos percentuais (62,1% x 33,5%)
Acompanhe aqui a apuração dos votos em tempo real

 

quarta-feira, 4 de novembro de 2020

IFRN abre processo seletivo com 220 vagas para cursos de pós-graduação na área de educação


 

O Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) abriu inscrições para processo seletivo de cursos superiores de pós-graduação lato sensu em nível de especialização na área de educação. Ao todo, são 220 vagas.

A inscrição pode ser feita no Portal do Candidato a partir desta terça-feira (3) e vai até o dia 23 de novembro. Quem não tiver acesso à internet, pode fazer a inscrição no campus Natal Zona Leste.

O cursos são do campus Natal Zona Leste e serão ministrados via Ensino à Distância (EaD) com ingresso no primeiro semestre letivo de 2021.

As vagas são para:

Educação Profissional (40 vagas)

Educação Profissional Integrada à Educação de Jovens e Adultos (40 vagas)

Tecnologias Educacionais e Educação à Distância (80 vagas)

Ensino de Matemática no Ensino Médio (80 vagas)

Segundo o edital, 20% das vagas disponibilizadas são destinadas aos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas, e no mínimo 5% das vagas são para pessoas com deficiência.

Podem se inscrever no processo seletivo profissionais de docência, gestão, equipe técnico-pedagógica da rede pública estadual ou da rede privada de ensino que estejam atuando, comprovadamente, na educação.

terça-feira, 3 de novembro de 2020

EUA são o 2º principal parceiro comercial do Brasil


 Os EUA são o destino de 9,7% do total de exportações do Brasil e são também a 2ª principal origem de importações brasileiras, representando 16% das compras totais feitas pelo país.

Apesar da China ter superado os EUA como o principal parceiro comercial do Brasil, os Estados Unidos têm mantido o seu patamar de participação nas trocas totais do país. No acumulado nos 9 primeiros meses de 2020, porém, a fatia caiu para 12,3% do total, enquanto a China viu o seu percentual subir para 28,8%, em meio ao forte apetite por commodities brasileiras, como minério de ferro, soja e proteína animal. Veja no gráfico abaixo:

Trump ou Biden: como o comércio entre Brasil e EUA pode ser impactado com o resultado das eleições nos EUA


eleição do próximo presidente dos Estados Unidos terá impactos em todo o planeta, uma vez que definirá quem será o próximo presidente da maior economia do mundo. Apesar das expectativas e incertezas sobre o que pode mudar no xadrez da economia global, a vitória do democrata ou do republicano deve ter poucas implicações no curto prazo nas relações comerciais entre Brasil e Estados Unidos, avaliam especialistas em política externa e comércio exterior.