sábado, 31 de março de 2018

Fraguimentos da História do Assú/RN



Segundo conhecimento local, esta casa é uma mais antigas da zona rural de Assú/RN. Localizada na fazenda Curralinho, entorno da lagoa do Piató, teria sido propriedade de imigrante italiano, "senhor de escravos", de onde eram levados para venda em praça pública no estado de Pernambuco. Atualmente pertence ao amigo "Vavá", um dos pontos turísticos do Município.

quinta-feira, 29 de março de 2018

Bandeira tarifária continua verde e conta de luz não terá taxa extra em abril



A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) informou nesta quinta-feira (29) que a bandeira tarifária permanecerá na cor verde em abril. Portanto, ao longo do próximo mês as contas de luz continuam sem a cobrança extra. 


A bandeira verde está em vigor desde janeiro. Ela indica que estão mais favoráveis as condições para produção de energia. Isso significa que as chuvas têm recuperado o armazenamento de água nos principais reservatórios de hidrelétricas do país e que não tem sido necessário o acionamento das termelétricas que geram eletricidade mais cara. 


Nas regiões Sudeste e Centro-Oeste, onde ficam as principais hidrelétricas do país, o armazenamento médio era de 41,8% na quarta (28). 


As termelétricas entram em ação quando é preciso poupar água do reservatório das hidrelétricas devido à falta de chuvas. Nessas situações, a Aneel pode mudar a cor da bandeira para amarelo ou vermelho e iniciar uma cobrança extra nas contas de luz, de até R$ 5 para cada 100 kWh consumidos. 


Termelétricas são um tipo de usina que usa combustível (óleo, gás natural, biomassa). Por isso a energia produzida por elas é mais cara. O dinheiro arrecadado pela bandeira tarifária serve para cobrir o custo adicional com uso das termelétricas.

Leilão de petróleo



O governo promove a 15ª rodada de leilão de petróleo. A previsão da ANP (Agência Nacional do Petróleo) é arrecadar R$ 3,5 bilhões com a oferta de 68 blocos de petróleo e gás. Ontem, o Tribunal de Contas da União (TCU) retirou os 2 blocos mais valiosos do leilão. Mas a ANP minimizou, dizendo que a mudança "não afeta significativamente a atratividade" da rodada.

Conta de luz



A Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) divulga nesta quinta a bandeira tarifária de abril. Em março ela permaneceu na bandeira verde, quando não há cobrança extra na conta de luz.

Depoimento de Aécio



Por determinação do Supremo, o senador Aécio Neves (PSDB-MG) deve depor à Polícia Federal. O presidente nacional do PSDB foi intimado a prestar o depoimento em um dos inquéritos da Odebrecht no qual é investigado.

Pascoa: Preço dos produtos varia até 200% em Natal, diz Procon



Os preços dos produtos relacionados à Pascoa chegam a variar mais de 200% em Natal, segundo uma pesquisa do Procon Natal em lojas, hipermercados, supermercados e mercadinhos da capital potiguar. Entre os produtos avaliados, estão peixes, camarão e ovos de páscoa. O segredo, de acordo com o órgão, é pesquisar. 

A diferença entre os preços é grande para o mesmo item em diferentes estabelecimentos, como foi observado na pesquisa. Na primeira semana de março, a sardinha avicerada chegou a ter diferença 200,03%, entre a loja mais cara e a mais barata. Na segunda semana, foi a vez da tilapiá file apresentar diferença de 228,45% entre o maior e menor preço. 

Apesar das diferenças, os peixes estão mais baratos neste ano, em comparação com 2017. A redução do preço ficou em 7,25%. Também houve variação de -5,21% entre a primeira e segunda semana antes da Semana Santa. 

A pesquisa foi realizada nas duas últimas primeiras semanas do mês de março nos dias 05 a 08 e 12 a 15, respectivamente.