quinta-feira, 28 de fevereiro de 201316:53Nelson DantasComentários
Qualidade da imagem supera em quatro vezes o Full HD.
Tecnologia será utilizada na área de ensino e telemedicina.
Do G1 RN
UFRN participa de transmissão inédita de cirurgia cardíaca em alta resolução (Foto: Cícero Oliveira)
Universidade Federal do Rio Grande do Norte fez a primeira transmissão e exibição ao vivo de imagens em Ultra HD (4K), no Brasil, de uma cirurgia cardíaca realizada pelo Hospital Universitário Onofre Lopes (HUOL). De acordo com o coordenador do Laboratório de Realidade Virtual da UFRN, professor Sílvio José Bezerra, o projeto é importante para várias áreas, especialmente para a de ensino e da telemedicina.
O procedimento cirúrgico começou às 11h30 e foi transmitido em tempo real para o Laboratório de Realidade Virtual da UFRN e, através da Rede Universitária de Telemedicina (RUTE), para alunos de medicina. De acordo com o professor Sílvio José Bezerra, o Laboratório de Realidade Virtual da UFRN é a única estrutura no Brasil com capacidade para receber esse tipo de tecnologia. “Ele é equipado com projetores 4k e conectado à rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP)”, explicou.
A transmissão foi uma demonstração do projeto “Visualização Remota de Aplicações Avançadas”, desenvolvido por uma equipe de professores da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Universidade Federal da Paraíba, Universidade Makenzie e Universidade deSão Paulo, sob a coordenação geral do professor Guido Lemos de Souza Filho (UFPB) e gerência do professor Lucenildo Lins (UFPB).
Qualidade da imagem é 4 vezes superior à Full HD (Foto: Cícero Oliveira)
O professor Sílvio Bezerra destacou a importância do projeto para várias áreas, especialmente para a de ensino e da telemedicina. Bezerra explicou que esse tipo de tecnologia possibilita um melhor diagnóstico por parte dos médicos e um melhor aprendizado para os alunos, que visualizam a cirurgia de modo mais explícito e detalhado, o que não seria possível acompanhando a cirurgia ao vivo.
O professor Guido Lemos conta como se começou a trabalhar nessa nova tecnologia: em princípio pensando na sua utilização para o cinema, mas estendendo para o que ele chamou de “universo enorme da telemedicina”. Com a transmissão em 4K, afirmou, o diagnóstico é mais eficiente.
“A imagem vista na tela é melhor do que a imagem vista pelo próprio cirurgião”, afirmou Guido Lemos, esclarecendo, no entanto, que é preciso também melhorar as salas de cirurgias .
A partir de agora, ele é Papa Emérito, e conclave escolherá seu sucessor. 'Sou um simples peregrino', disse ele na despedida em Castel Gandolfo.
Do G1, em São Paulo
O Papa Bento XVI acena para os fiéis da sacada da residência de Castel Gandolfo, pouco após deixar o Vaticano nesta quinta-feira (28) (Foto: Reuters)
Arenúncia do Papa Bento XVI começou a valer oficialmente às 20h desta quinta-feira (28) no Vaticano, 16h de Brasília.
Começa assim o período da Sé Vacante, em que a Igreja Católica fica provisoriamente sem líder -geralmente por conta da morte de um Papa e, neste caso excepcional da renúncia.
A guarnição da Guarda Suíça que acompanhou Bento XVI à residência papal de Castel Gandolfo se retirou do local, e a bandeira papal branca e amarela foi abaixada.
O pequeno destacamento da Guarda Suíça, em frente à residência papal no Vaticano, fechou a porta dos aposentos papais, que só voltarão a ser ocupados pelo próximo pontífice.
Bento XVI deixou o Vaticano cerca de três horas antes rumo à residência, onde deve ficar cerca de dois meses.
Depois desse período, o agora Papa Emérito, que vai continuar usando o nome de Bento XVI, vai se estabelecer em um mosteiro no Monte do Vaticano.
Agora, os cardeais se organizam para escolher o sucessor, após os oito anos de pontificado de Bento XVI, marcados por controvérsias e escândalos.
O decano do Colégio Cardinalício, Angelo Sodano, deve convocar formalmente nesta sexta-feira, o conclave. As primeiras reuniões para definir a data de início devem ocorrer em 4 de março, segundo a Rádio Vaticano.
'Peregrino'
Ao chegar à pequena vila de Castel Gandolfo, a 30 quilômetros de Roma, Bento XVI disse aos fiéis que o esperavam que agora não é mais pontífice, "mas um simples peregrino encerrando seu caminho nesta terra".
"Obrigado por sua amizade e seu afeto. Como vocês sabem, hoje é um dia diferente dos anteriores. Eu só serei o Sumo Pontífice da Igreja Católica até as 20h. Depois disso, serei simplesmente um peregrino que está começando a fase final de seu caminho nesta terra", disse o alemão Joseph Ratzinger, de 85 anos, da sacada, antes de se recolher ao edifício.
Bento XVI tinha deixado o Vaticano, em um helicóptero da Força Aérea Italiana, às 17h07 locais (13h07 de Brasília).
Antes de embarcar, o pontífice recebeu adeus no Pátio de São Damásio de um grupo da Guarda Suíça e de seus colaboradores da Secretária de Estado. Ele estava de carro, acompanhado de seu secretário, Georg Gänswein.
Os sinos do Vaticano e de todas as basílicas de Roma soaram durante a decolagem do helicóptero, sob aplausos de cardeais, outros religiosos e fiéis.
Bento XVI argumentou que, por conta da idade avançada, não tinha mais forças para liderar a Igreja Católica, após 8 anos de um mandato que, segundo ele próprio, teve "águas agitadas", como o escândalo do VatiLeaks e as investigaçõeso de casos de pedofilia envolvendo o clero em vários países.
Cardeais
Na manhã desta quinta, Bento XVI prometeu "incondicional reverência e obediência" ao seu sucessor no Trono de Pedro, ao falar brevemente no seu encontro de despedida com os cardeais.
"Continuarei próximo a vocês em oração, especialmente nos próximos dias, em que elegem o novo Papa, ao qual hoje declaro incondicionais reverência e obediência", disse.
Bento XVI também apelou para que a Igreja Católica permaneça unida, reiterando um apelo que fez várias vezes ao longo de suas aparições públicas desde o dia 11.
O Papa destacou a proximidade, a solidariedade e os conselhos que recebeu dos cardeais em seus oito anos de governo.
"Nestes anos, vivemos com fé momentos belíssimos de luz radiante no caminho da Igreja, ao lado de momentos nos quais as nuvens se condensavam no céu. Tentamos servir a Cristo e a sua Igreja com amor profundo e total, que é a alma de nosso Ministério", disse.
Bento XVI afirmou ainda que o Colégio Cardinalício deve ser "como uma orquestra, na qual a diversidade possa levar a uma harmonia de concórdia".
"Permaneçamos unidos, queridos irmãos, nas preces e especialmente na eucaristia. Assim servimos à Igreja e a toda à humanidade. Esta é nossa alegria, que ninguém nos pode tirar", disse.
Bento XVI disse ainda que a Igreja não é uma "instituição inventada por alguém, construída sobre uma mesa, mas uma realidade viva, que vive se transformando, embora sua natureza continua sendo sempre a mesma, já que sua natureza é Cristo".
'Gratidão'
Os cardeais, representados pelo decano do Colégio Cardinalício, Angelo Sodano, expressaram sua "gratidão" a Bento XVI por seus anos de pontificado. Sodano disse que Bento XVI foi um "exemplo".
Cerca de 144 cardeais participam do encontro, na Sala Clementina, no Vaticano, segundo Federido Lombardi, porta-voz do Vaticano.
Eles receberam Bento XVI com um aplauso de despedida. Depois, os cardeais se despediram separadamente do pontífice, beijando sua mão.
Alguns cardeais deram presentes ao Papa, segundo o porta-voz do Vaticano, Federico Lombardi. Ele não detalhou quais foram os presentes.
O deputado federal Fábio Faria (PSD/RN) se tornou membro efetivo da Grupo Brasileiro da União Interparlamentar, vinculado à ONU. O Grupo conta com 25 membros efetivos e 25 suplentes. A reunião para escolha da Mesa Diretora foi realizada nesta quinta-feira (28) e resultou na eleição do senador Ciro Nogueira (PP/PI) para presidente.
A representação brasileira debate e troca experiências com parlamentares de outros países sobre temas, como a democracia representativa; segurança e paz mundial; sustentabilidade e desenvolvimento e promoção dos direitos humanos.
--------------------------------------- Estella Dantas.Assessora do Dep.Fábio Faria (PSD/RN)
O presidente da Câmara, Henrique Eduardo Alves, esteve nesta quarta-feira (27) na Confederação Nacional da Agricultura (CNA). Na reunião ele ouviu a posição dos empresários do campo, representados pelos presidentes das federações estaduais de agricultura, sobre a Medida Provisória 595/13, que moderniza a operação dos portos brasileiros.
A presidente da CNA, senadora Kátia Abreu, fez uma análise sobre a situação dos portos brasileiros e a necessidade de competir com portos internacionais. Kátia Abreu defendeu a maioria dos dispositivos da MP. Como sugestão de mudança, a CNA sugeriu o fim do Órgão Gestor de Mão de Obra, cuja manutenção vem sendo defendida pelos sindicatos dos trabalhadores portuários. Os presidentes das Confederações Nacionais dos Transportes (CNT), senador Clésio Andrade, e do Comércio, Antônio Santos, reforçaram os pontos defendidos pela presidente da CNA.
Henrique Alves lembrou que, assim como já ouviu os dirigentes sindicais, estava ali para ouvir as sugestões dos empresários de diferentes segmentos da economia brasileira diretamente envolvidos com a utilização dos portos. Ele reforçou a posição de independência do Poder Legislativo para avaliar a matéria e de neutralidade dele, como presidente da Câmara, na hora de decidir. “O nosso dever é: onde houver impasse nós entrarmos para dirimir conflitos. Eu posso ser neutro e imparcial na votação, mas jamais serei omisso sobre esse assunto que não é do governo, nem da oposição. É do Brasil”, disse o deputado.
Para o presidente da Câmara, vai prevalecer o diálogo. Ele reconhece a dificuldade de consenso para votação da matéria. “Que vença quem for mais convincente e tiver a maioria em Plenário”. O relator da MP dos Portos, senador Eduardo Braga (PMDB-AM), o relator revisor na Câmara dos Deputados, Manoel Júnior (PMDB-PB), e o líder do governo na Câmara, Arlindo Chinaglia (PT-SP), também participaram do encontro.
O presidente da Federação da Agricultura do Rio Grande do Norte (FAERN), José Vieira, disse que a votação da MP dos Portos abre perspectiva para construção de um novo porto no Estado. O atual porto de Natal e o Porto Ilha de Areia Branca, exclusivo para exportação de sal, não atendem as necessidades de escoamento de novos produtos como o minério de ferro extraído da região do Seridó. Atualmente boa parte das exportações e importação do Estado são feitas através dos portos de Pecém (CE), Suape (PE) e Cabedelo (PB).
O deputado Fábio Faria (PSD/RN) conta a partir de agora com os serviços de mais uma profissional do Rio Grande do Norte na Câmara Federal. A jornalista Hanna Costa passa a integrar a assessoria de imprensa do vice-presidente junto com a também potiguar Estella Dantas. No gabinete do parlamentar em Brasília, desde 2006, todos os assessores são do Rio Grande do Norte.
“O nosso Estado tem profissionais competentes, comprometidos, que fazemos questão de valorizar. E muitos estão em Brasília, conquistando espaços de destaque no Congresso Nacional e em órgãos públicos”, afirma Fábio Faria.
Hanna Costa é formada em Jornalismo pela UFRN, começou na TV Universitária e trabalhou durante dois anos como repórter da TV Ponta Negra. Em Brasília, atuou na assessoria de imprensa da ANAC e da Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência da República. Há três anos, aprovada em concurso público da Câmara dos Deputados, integra os quadros da TV Câmara como repórter.
--------------------------------------- Estella Dantas.Assessora do Dep.Fábio Faria (PSD/RN)
Os recentes assaltos noticiados pela mídia e os problemas em
geral na segurança pública, como a insuficiência de efetivo policial, foram
abordados por vários deputados em plenário. Márcia Maia (PSB), Fábio Dantas
(PHS) e Gesane Marinho (PSD) destacaram o tema em seus pronunciamentos.
A deputada Márcia Maia citou o recente assalto ocorrido nesta
quinta-feira (28) numa loja em Petrópolis. A deputada Gesane Marinho ilustrou a
problemática mencionando um caso recente, onde uma consumidora foi assaltada
dentro do próprio provador de uma loja num shopping da cidade.
“O que vemos é um grande paradoxo. O grande problema é a falta
de efetivo. Essa hoje é a maior reclamação que a gente ouve no interior, como é
o caso de Canguaretama, minha cidade. Todos nós estamos nos sentindo
inseguros”, disse.
O deputado Fábio Dantas mostrou um dado comum nas cidades do RN:
em São José de Mipibu o efetivo policial é bastante aquém da necessidade: conta
com 40 homens, quando deveria ter pelo menos 100. “Aqui relatamos um fato, mas
diariamente acontecem dezenas de ocorrências que não são relatadas ou não vão
para as estatísticas oficiais”, disse.
quarta-feira, 27 de fevereiro de 201315:59Nelson DantasComentários
Vista da Infinity Pool; construção do hotel custou R$ 12 biSÃO PAULO – A piscina do hotel Marina Bay Sands, em Cingapura, além de ter uma vista impressionante, também é uma das mais caras do mundo. Para construir o hotel que possui três torres e um espaço de lazer no topo do prédio foi preciso de 4 bilhões de libras (cerca de R$ 11,8 bilhões, de acordo com a cotação do Banco central do Brasil do dia 25 de fevereiro de 2013).
A Infinity Pool foi construída para parecer que a água se estende até o horizonte e se encontra no 55º andar, garantindo uma vista completa da cidade. No entanto, nadar na sua borda não é tão perigoso quanto parece; de acordo com jornal britânico Daily Mail, a água transborda e cai em uma estrutura logo abaixo, onde é bombeada de volta para a piscina.
Marina Bay Sands O hotel possui 2.560 quartos e sua diária custa a partir de R$ 558, de acordo como site Hoteis.com. Para entreter os hóspedes, o local tem, além da piscina, casino, teatro, museu, restaurantes e bares, spa, fitness center, centro comercial, sala de convenções, salão de festas e um canal, que lembra as ruas de Veneza.
O local está funcionando desde junho de 2010. Até então, o hotel mais caro (em termos de construção) era o The Emirates Palace Hotel, em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes, aberto em 2004, que custou 2 bilhões de libras.
Rebuliço na Sexta – arte pra todo lado,
esse é o projeto que a prefeitura do Assú por meio das secretarias de
Juventude, Esporte, Eventos e Turismo e a Adjunta de Cultura apresenta nesta
sexta-feira, 1º de março, na praça de eventos Jota Keully.
O projeto trará atividades gratuitas
para o público em espaços ao ar livre, reunindo diversas formas de arte no
intuito de facilitar o acesso e popularizar ainda mais a cultura na cidade.
A prefeitura do Assú visa através dessa
ação fomentar o desenvolvimento das artes visuais, dança, música, teatro,
circo, artesanato e demais manifestações culturais do município, em suas
diferentes configurações e interfaces, como forma de resgatar, preservar e
ampliar espaços para o seu desenvolvimento. Além disso, visa oportunizar o
fortalecimento destas manifestações como meio de geração de renda para os seus
produtores.
As secretarias envolvidas na execução
do projeto desenvolveram durante a sua fase de planejamento um trabalho de
cadastro buscando identificar os artistas e as suas produções, no propósito de
que possa inserir em todas as etapas do projeto, prioritariamente, o artista
local.
O projeto Rebuliço na Sexta – arte pra
todo lado, será desenvolvido durante todo o ano, sendo sua culminância uma vez
por mês.
Serviço
Rebuliço na Sexta – Arte pra todo lado,
1º de março (sexta)
Praça de Eventos Jota Keully
17h00 às 22h00 – Exposições de
artesanato, comidas típicas, trabalhos manuais e produtos recicláveis
O Governo do Estado, por meio da
Emater-RN, distribui nesta quinta (28), o
último lote de forragem para alimentação do rebanho de pequenos produtores. A
ação acontece em Santa Cruz, na região Trairi, na quadra de esportes municipal,
na rua São Felix, s/n, no bairro Cônego Monte, às 10h e faz parte do conjunto
de estratégias para a convivência com a estiagem, executado pelo Governo, por
meio da Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária e Pesca (Sape) e
Emater-RN.
A
entrega encerra a primeira etapa da distribuição, iniciada em outubro passado e
que entregou 7.878 toneladas de volumosos a 3.200 pequenos produtores do Rio
Grande do Norte, em 18 postos de distribuição espalhados pelo Estado.
Na
primeira etapa foram investidos R$ 2.599.984,00, procedentes de parceria entre
o Ministério da Integração Nacional, Secretaria Nacional da Defesa Civil,
Governo do Estado (Secretaria da Agricultura, da Pecuária e da Pesca),
Secretaria Estadual de Justiça e Cidadania, Coordenadoria Estadual de Defesa
Civil.
Na
ação de amanhã, a Emater pretende entregar aos pequenos produtores 80 toneladas
de forragem. O posto de distribuição de Santa Cruz abrange outros nove
municípios circunvizinhos: Campo Redondo, Coronel Ezequiel, Jaçanã, Japi, Lajes
Pintadas, São Bento do Trairi, São José do Campestre, Sítio Novo e Tangará.
De
acordo com o diretor geral da Emater-RN, Ronaldo Cruz, existe a expectativa de
consolidação de mais R$ 4 milhões para ampliar o número de beneficiários, dessa
vez com a distribuição de ração concentrada de torta de caroço de algodão, para
6.500 produtores durante o ano de 2013.
A
ação tem como prioridade os criadores de até 10 cabeças de gado bovino ou de
até 35 cabeças de ovinos e caprinos, selecionados com base no cadastro do
Idiarn - Instituto de Defesa e Inspeção Agropecuária do RN. A forragem, preferencialmente
de milho ou sorgo, é utilizada para alimentação do rebanho.
Os
pequenos produtores cadastrados recebem a forragem da seguinte forma: cinco
quilos por dia por cabeça de gado bovino para os que tiverem até 10 animais no
seu rebanho ou um quilo por dia por cabeça de caprino e ovino até o limite de
35 cabeças.
INFORMAÇÕES À IMPRENSA:
Edilson
Braga– Assessor de Comunicação: (84) 3232-5141
O presidente do Partido Nacional Democrático (PSD), Gilberto Kassab, reuniu nesta quarta-feira (27), em Brasília, a Executiva Nacional para discutir a possibilidade do partido se aproximar do governo Dilma Roussef. A decisão do PSD é conhecer o posicionamento dos diretórios de todos os estados. Nesta primeira reunião, foram ouvidos dirigentes de Rondônia, Bahia e do Rio Grande do Norte, representado por Robinson Faria, que preside a legenda, e pelo deputado federal Fábio Faria.
O vice-governador Robinson Faria defende a aliança política e administrativa do partido ao governo Dilma Roussef, mas atribui ao presidente nacional definir a forma como se dará essa aproximação. “Confiamos plenamente que o presidente Gilberto Kassab saberá conduzir corretamente esse processo”, disse.
“O nosso partido no Rio Grande do Norte deu carta branca para o presidente Gilberto Kassab tomar a decisão, porque sabemos da sua lucidez, da sua competência, da sua responsabilidade em encaminhar o partido em todas as situações”, informou Fábio Faria, que representa o PSD na Mesa Diretora da Câmara dos Deputados, como um dos vice-presidentes.
--------------------------------------- Estella Dantas.Assessora do Dep.Fábio Faria (PSD/RN)
O presidente da Assembleia Legislativa do RN, deputado Ricardo
Motta (PMN), propôs a extinção da ajuda de custo aos parlamentares. A verba é
paga no início e no fim de cada período legislativo e corresponde a um
subsídio.
O presidente vai apresentar formalmente a proposta à Mesa
Diretora e aos líderes para que seja encaminhado um Projeto de Resolução com a
mudança.
Ricardo Motta
recebeu o apoio dos colegas que estavam no plenário.
Fernando Mineiro (PT) parabenizou a iniciativa e o deputado
Kelps Lima (PR) destacou positivamente a ação em consonância com o Congresso
Nacional. “Estaremos prontos para votar essa medida que vem ao encontro do que
deseja a população do nosso Estado”, disse Hermano Morais (PMDB).
“Nossa Casa haverá
de trilhar pelo mesmo caminho e temos que olhar para a realidade do País e a
realidade do nosso Estado”, disse o presidente, referindo-se à votação, nesta
quarta-feira, do projeto que extingue o pagamento do 14º e 15º salários na
Câmara e Senado.
terça-feira, 26 de fevereiro de 201316:55Nelson DantasComentários
A folha de pagamento dos servidores da prefeitura do Assú referente ao mês de fevereiro começou a ser pago na manhã desta terça-feira (26) e se estenderá na quarta e quinta-feira, 27 e 28 de fevereiro, atendendo um cronograma de desembolso por secretarias. Neste primeiro dia recebem os servidores de todas as secretarias do município com exceção das secretarias de Saúde e Educação e Cultura, cujo desembolso será efetivado no segundo e terceiro dia do calendário de pagamento, respectivamente.
A prefeitura do Assú por meio da secretaria de Administração e Recursos Humanos, informa que com a folha de pagamento de fevereiro ocorre a atualização dos salários dos servidores do Magistério e demais profissionais do sistema municipal de Educação do Assú, conforme os parâmetros estabelecidos pelo Plano de Cargos, Carreira e Remuneração da categoria e sancionada pelo poder executivo municiapl através da lei complementar nº 098, de 20 de fevereiro de 2013.
O pagamento dos servidores do município do Assú dentro do mês trabalhado tem caracterizado-se como uma ação de valorização do trabalho do servidor por parte da administração, além de permitir que ele possa se organizar financeiramente e programar seus compromissos orçamentários e financeiros.
Cronograma de desembolso da folha de pagamento da prefeitura do Assú para os demais meses de 2013:
Os membros da Mesa Diretora da Câmara dos Deputados se reuniram na manhã desta terça-feira (26) para discutirem medidas como a criação de novas comissões, entre outros assuntos. O deputado Fábio Faria (PSD-RN), 2º. vice-presidente da Casa, participou da reunião presidida pelo potiguar Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN). A Mesa decidiu apresentar projeto de resolução que tornará a Corregedoria Parlamentar um órgão autônomo.
“A Corregedoria será autônoma, a exemplo do que já ocorre com o Conselho de Ética e Decoro Parlamentar, da Procuradoria e da Ouvidoria. O presidente Henrique Alves indicará um deputado que não seja ligado ao governo ou à oposição para exercer o trabalho de forma independente”, explicou Fábio Faria ao ser entrevista pela imprensa após a reunião.
O vice-presidente Fábio Faria informou que a Mesa também decidiu pela criação do Conselho de Estudos e Debates Estratégicos do Parlamento Brasileiro, em substituição ao Conselho de Altos Estudos e Avaliação Tecnológica.
Outro assunto debatido foi a regra que determina a participação de cada deputado, como titular, em apenas duas Comissão Permanentes, desde que a segunda seja a Comissão de Legislação Participativa; de Segurança Pública; ou da Amazônia, Integração Nacional e de Desenvolvimento Regional. Os líderes solicitavam uma ampliação desse número, o que foi rejeitado pela Mesa Diretora.
--------------------------------------- Estella Dantas.Assessora do Dep.Fábio Faria (PSD/RN)
Os presidentes e líderes de partidos que integram a base de apoio da governadora Rosalba Ciarlini (DEM) divulgaram uma nota na qual na manhã de hoje (26), na qual assumem o compromisso de garantir a unidade para que o Estado aproveite plenamente a "oportunidade histórica" criada com a presença de potiguares em funções relevantes na política nacional (Congresso Nacional, Executivo e legendas partidárias). A nota foi divulgada horas depois do encontro, em Brasília, que teve a participação da governadora, do secretário-chefe do Gabinete Civil, Carlos Augusto Rosado (DEM), do presidente da Câmara, Henrique Eduardo Alves (PMDB), do ministro Garibaldi Filho (PMDB), do presidente da Assembleia, Ricardo Motta (PMN), do senador José Agripino (DEM), do deputado Betinho Rosado (DEM), e do deputado João Maia (PR).
A reunião foi na noite desta segunda-feira (25), na residência do presidente da Câmara. O encontro começou por volta das 20 horas e prosseguiu até mais de meia-noite. A articulação da reunião se deu após uma série de reclamações dos aliados com a falta de diálogo do Governo. No encerramento da conversa, na noite de ontem, os presidentes e líderes dos partidos que participaram reunião decidiram divulgar o texto, o que foi feito na manhã desta terça-feira. Os termos não falam em aliança partidária, mas sim em manter a unidade para que o Rio Grande do Norte possa garantir conquistas ao desenvolvimento do Estado.
A nota divulgada hoje lembra que "em nenhum outro momento de nossa história recente, tantos potiguares ocuparam funções cuja importância pudesse determinar mudanças estruturantes no processo de desenvolvimento do Rio Grande do Norte". O segundo item, afirma que estão comprometidos com esse avaliação o ministro Garibaldi Filho (PMDB), o presidente da Câmara, o presidente nacional do Democratas, José Agripino, o deputado João Maia e deputado Ricardo Motta.
"Entendem que a união desses partidos e desses líderes se impõe para garantir a concretização dos sonhos e das esperanças do Rio Grande do Norte. Neste sentido, ficou decidido que todos os esforços políticos serão feitos em Brasília e em nosso Estado para que, efetivadas as adequações administrativas que se recomendem, o Governo Rosalba Ciarlini e o Rio Grande do Norte se beneficiem dessa oportunidade histórica", destaca o os parlamentares e políticos que assinam o documento.
"A governadora Rosalba Ciarlini, por manifestação explícita, como é de sua formação democrática, aplaude a atitude dos partidos aliados. Ela determina-se às referidas adequações, por entender que, ao mesmo tempo em que otimiza a eficácia das ações governamentais, se garante o compromisso político desses partidos com o desenvolvimento do Rio Grande do Norte". E destacam: "Essas ideias serão levadas a todos os demais partidos que queiram caminhar no mesmo compromisso com o presente e o futuro do Rio Grande do Norte".
A nota - assinada por Garibaldi Alves Filho, Henrique Eduardo Alves, José Agripino, João Maia e Ricardo Motta - não faz uma defesa enfática do Governo estadual nem confirma o otimismo que Rosalba Ciarlini procurou demonstrar na leitura da mensagem anual à Assembleia. Também não trata de alianças ou perspectivas para 2014, ano no qual estarão em disputa o Governo do Estado, com possibilidade de candidatura à reeleição de Rosalba, uma vaga para o RN no Senado, oito de deputado federal e as cadeiras da Assembleia Legislativa.