Outubro é por natureza um mês com enorme significado para os brasileiros, em especial os católicos. Sendo o 10º mês do ano, no calendário gregoriano, composto por 31 dias, outubro revela também grande quantidade de datas comemorativas nacionais e internacionais. Eventos: 1 de Outubro - Dia Nacional da República Popular da China, 5 de Outubro - Foi assinada a Independência de Portugal, em 1143; pelo Tratado de Zamora; 5 de Outubro - Revolução de 5 de Outubro de 1910, que levou à Implantação da República Portuguesa; 7 de Outubro - Fundação de Pirenópolis, Goiás em 1727; 10 de Outubro - Fundação de Cerqueira César, São Paulo em 1917; 23 de Outubro - Dia do Aviador. Eventos Cíclicos: 12 de Outubro - Dia das Crianças no Brasil, 12 de Outubro - Dia da Padroeira do Brasil, 12 de Outubro - Dia do Agrônomo, 12 de Outubro - Dia Nacional da Espanha; 13 de Outubro - Dia do Fisioterapeuta (Brasil), 15 de Outubro - Dia do Professor (Brasil), 16 de Outubro - Dia Mundial da Alimentação, 18 de outubro - Dia do Médico, 24 de Outubro - Dia da Organização das Nações Unidas, 31 de Outubro - Dia das Bruxas (Halloween) e ainda 31 de Outubro - Dia da Reforma Protestante.
Todas são datas marcantes nos calendários nacional e internacional. E, em se tratando de Brasil, o dia 12 traduz um sentimento maior na comunidade católica e do ponto de vista comercial, datas alusivas ao dia das crianças e de Nossa Senhora de Aparecida, padroeira do Brasil. Momento oportuno para criançada receber presentes, os lojistas revitalizem seus caixas e os romeiros, que não são políticos, cumpram suas promessas.
Já para o Assú, alem de contribuir para provável eleição da primeira mulher presidenta do Brasil, especialmente neste ano, teve muito que comemorar. Vejamos: somadas às datas comemorativas nacionais tivemos ainda, no dia 16 o aniversário dos 165 anos de emancipação política municipal, comemorados civicamente com várias atividades civis e militares, incluindo desfiles das tropas locais e das escolas públicas e privadas.
Outro acontecimento importante para o município de Assú se deu no dia 03, com a eleição dos candidatos potiguares apoiados pelo prefeito Ivan Júnior (Geroge Soares, Fábio Faria, Garibaldi Filho, José Agripino e Rosalba Ciarlini), todos com votações expressivas, credenciando-o a condição de líder político absoluto do Assú e, sem desmerecer os demais, do Vale do Açu.
Ivan Júnior, sem esquecer Leonardo de Ipanguaçu, quebrou uma prática há muito exercida em Assú e em alguns municípios circunvizinhos; de só fazer política a custa de muito dinheiro. Apostando na eficiência e humanização dos serviços públicos, voltados para aqueles que realmente precisam, o prefeito Ivan Júnior resolveu fazer parcerias com o povo, transferindo diretamente para a população os benefícios públicos, ao invés de barganhar votos através de favores mesquinhos em véspera de eleição.
Fica a lição. Recursos públicos devem ser revertidos em escola, saúde e educação de qualidade, para que sejam usufruídos livremente por quem realmente necessita. É pegar ou largar.
Postado em: